Search
Close this search box.

Aprenda de uma vez por todas a limpar o inox

Adquirir produtos em aço inox virou prioridade para muitos. Isso porque são objetos que transmitem elegância, modernidade e, claro, suntuosidade. Uma das inúmeras características do inox é a sua durabilidade devido a sua alta resistência à corrosão, intempéries do tempo, entre outras características bem conhecidas do seu público. Mas para que isso ocorra, são necessários alguns cuidados, e o principal deles é a limpeza.

E, claro, quem não gosta de ver a sua cozinha limpa, sempre como nova? O inox traz para o ambiente um ar único de material nobre, logo, querer mantê-los sempre conservados é uma boa razão para se buscar dicas para aprender uma vez por todos a limpar inox.

Entendendo para aprender

O aço inox é uma liga metálica criada a partir da mistura de ferro e cromo, sendo este último o responsável por todo o diferencial do aço inox, mesmo podendo conter outras substâncias que reforçam as resistências do metal, como níquel e molibdênio.

Para ser considerado inox, é necessário ter pelo menos 10,50% de Cr. A dose desse componente na mistura definirá o tipo de aço inox (saiba mais aqui) como resultado. Isso é extremamente importante para que se escolha o inox correto para determinadas aplicações. Exemplo: em um laboratório, não se deve jamais usar os ferríticos, pois certamente sofrerá corrosão em curto prazo.

O cromo cria no metal uma película protetora chamada camada passiva que impede o contato com o ar atmosférico. Ela é autorregenerativa, mas, apesar dessa característica, é com ela que se deve ter uma série de cuidados no momento da limpeza.

Aprender sobre esses detalhes ajuda a entender a importância de se escolher o inox correto, e também de manter a sua conservação adotando cuidados simples, mas importantes.

Agora, vamos para a parte que interessa?

Aprender a limpar o inox corretamente

São por causa dos elementos citados no tópico acima que o inox apresenta as vantagens de não escurecer e não descascar com o tempo. Além disso tudo, limpar o inox é muito simples. Por contar com uma superfície lisa, sem porosidade, o inox não permite que gordura e resíduos grudem em suas paredes, facilitando a remoção.

Para uma limpeza simples do inox, veja o que usar:

  • Detergente neutro;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre branco;
  • Esponja (tomando o cuidado de usar apenas o lado macio);
  • Pano de limpeza (também macio).

Na grande maioria dos casos, o sabão neutro, pano macio e água fazem o trabalho muito bem. Produtos encontrados no mercado que são próprios para essas limpezas também costumam resolver grande parte dos problemas. Por isso, sempre prefira esses caminhos.

Quando necessário algum procedimento mais intenso, uma solução com bicarbonato de sódio, água e vinagre branco é recomendada. Detergente com um pouco de água morna também pode servir para remover alguns resíduos mais insistentes. Mas tome cuidado na dosagem. Lembre-se: sem abusos! Apesar de resistente, essa camada protetora é também delicada.

Nunca se esqueça: suavidade é o segredo

Em todos os casos, na hora de esfregar – seja com pano, seja com a parte macia da esponja – deve ser feita com suavidade e, quando escovado, no mesmo sentido do escovamento para evitar arranhões. Em caso de inox polido, movimentos circulares leves.

Ah, sempre seque após qualquer limpeza, pois evita manchas no equipamento. Nessa hora o segredo também estar na forma como é feito: mantenha uma única direção, e com movimentos suaves.

Limpar o inox com força não só danifica o utensílio, como também prejudica a estética.

Remoção de queimadura do inox

Pode acontecer de na hora de cozinhar, acabar queimando um pouco os alimentos e, com isso, a panela de inox. Se ocorrer, amoleça a crosta com água morna e bicarbonato de sódio (4 colheres de sopa por litro) – e detergente, se preferir. Deixe a solução agir por alguns bons minutos e depois lave normalmente. Antes, sempre tente usar água morna e detergente para ver se dá certo, caso contrário, utilize a receita mostrada.

Não use em hipótese alguma saponáceos ou esponjas de aço.

O que não usar para limpar o inox

É importante tomar cuidados no momento da limpeza para não danificar o seu equipamento em aço inox. Por isso, é necessário também aprender o que não usar para limpar o inox em nenhuma situação.

Veja abaixo o que você deve evitar na hora de limpar inox:

  • Ácido clorídrico (ácido muriático);
  • Alvejantes (produtos clorados);
  • Polidores de prataria são abrasivos e podem arranhar o Inox;
  • Buchas abrasivas (palha de aço), além de riscarem a superfície, como dito anteriormente, geram depósitos de aço carbono na superfície, e podem ocasionar pontos de corrosão.

Conheça cinco dicas para conservar o seu produto inox em nosso canal do Youtube. Veja:

Frequência de limpeza do inox

O recomendado é usou, limpou. Permanecer com resíduos no inox por muito tempo podem prejudicar a proteção da sua superfície. Por exemplo, o sal, se armazenado por um longo período pode causar danos de corrosão.

Em casos de uso menos intenso, como cozinhas residenciais, limpezas de pelo menos três vezes por semana podem contribuem para aumentar a durabilidade do equipamento. Lembre-se: quando a gordura e outros resíduos não estão impregnadas ou endurecidos, a limpeza é mais simples.

Somos especialista em produtos inox

Somos fabricante de artefatos inox há mais de 20 anos, atuando em diferentes segmentos, como hospitalar, cozinha industrial e construção civil. Dentro do nosso amplo portfólio estão produtos como caixa de hidrante inox, corrimão inox, barra de apoio inox, grelha inox, lavatório inox e outros (confira aqui o nosso catálogo).

Entre nossos cases de sucesso, contamos com aeroportos, estações de metrô, hospitais e supermercados espalhados em todo o Brasil.

Compartilhe: