Search
Close this search box.

Tipos de vidros para guarda-corpo inox

O guarda-corpo inox é um equipamento de segurança que graças ao visual contemporâneo que tem ganhado nos modelos mais recentes lançados no mercado, tem se tornado objeto indispensável para um projeto com design clean e elegante. Com esse material é possível diversas combinações, a de maior sucesso é com o vidro, que traz uma composição atraente e que salta aos olhos dos amantes de uma boa decoração.

No entanto, em meio a toda essa popularidade, é importante estar atento às normas técnicas, sobretudo no que diz respeito à utilização dos vidros.

O uso do guarda-corpo inox é obrigatório. Essas estruturas evitam acidentes e devem ser instaladas em bordas de sacadas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas, conforme determina a norma 14718 da ABNT (Guarda-corpos para edificação). Pode ser chamado também de gradil e balaustrada.

A escolha pelo guarda-corpo inox com vidro é ideal para quem deseja o moderno, afinal, toda a paisagem estará visível, unindo beleza e sofisticação com segurança. Porém, para que haja eficácia no uso desse objeto, é necessária a correta observância às normas. No caso de vidros, é a NBR 7199 (Vidros na construção civil).

Tipos de vidros para guarda-corpo inox

Entre as muitas opções, a norma diz que para o uso como guarda-corpo é o tipo laminado, pois, em caso de quebra, não espalha os cacos por contar com uma película que também aumenta a resistência do vidro. Uma outra alternativa é o laminado-temperado, que une as propriedades de segurança dos dois tipos de vidro. A espessura das chapas não pode ser inferior a 8 mm.

Lembre-se: jamais se deve usar somente uma chapa somente o vidro temperado. Além da norma proibir, estará colocando a segurança dos transeuntes em risco.

{gallery}produto/hospitalar/guarda-corpo-inox-vidro/guarda-corpo-inox-vidro-botao{/gallery}

Qual deve ser a altura do guarda-corpo com vidro?

Independente do modelo de gradil escolhido, a altura deverá sempre respeitar o mínimo 1,10 m. É sempre importante se atentar ao que diz a NBR 14718 para as muitas possibilidades que pode se ter em uma construção, devendo o guarda-corpo ser adaptado conforme cada situação.

O espaçamento entre os vidros, é de no máximo 0,11 m. Vale ressaltar que não é permitido o contato das bordas das chapas de vidro entre si, deve-se deixar espaço para dilatação.

Fixadores do guarda-corpo com vidro

Existem detalhes na instalação desse equipamento de segurança que somente um profissional especializado se atentará. No caso dos fixadores, a NBR 14718 aponta que os “inserts, os pinos, os chumbadores, fixo ou de expansão e as grapas de fixação dos guarda-corpo, a laje de piso ou a cinta de concreto devem ser em aço inoxidável AISI 302, 304 ou 316”, bem como os demais parafusos utilizados.

Outro detalhe é quanto a profundidade mínima de penetração dos elementos de fixação (ancoragem) ao concreto: não ser inferior a 70 mm, independente da espessura do piso ou de outro revestimento.

Fabricante de guarda-corpo com vidro

A Projinox é especializada na fabricação de guarda-corpo inox com vidro, tendo em seu time um amplo departamento de projetos e engenharia para desenvolvimento dos serviços, fornecendo também ART no final de suas obras. Conta como case de sucesso grandes obras espalhadas pelo Brasil, como aeroporto de Florianópolis (SC), Hospital Metropolitano Lauro de Freitas (BA), Unimed Betim (MG) e diversas estações de metrô em São Paulo.

Compartilhe: