Search
Close this search box.

Você conhece as novas regras de acessibilidade para edifícios residenciais?

Desde janeiro deste ano, entrou em vigor o decreto 9.451, que trata de novas regras sobre acessibilidade em áreas externas e internas de edifícios residenciais. As mudanças trouxeram alterações importantes para o tema, e impactam diretamente o mercado imobiliário, que deverá adequar-se com a nova Lei.

Agora, será necessário que toda as novas unidades sejam adaptáveis, sem prejudicar as instalações e estruturas do empreendimento. As construtoras e incorporadoras terão que seguir as exigências para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida quando solicitada.

Com a Lei, até mesmo terraços e varandas devem ser acessíveis seguindo as especificações determinadas pela norma brasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Antes, as adaptações eram com relação ao acesso das áreas comuns, mas não nos interiores dos apartamentos. A promulgação do decreto é uma vitória para os portadores de necessidades especiais, que somente no Brasil, segundo o IBGE, somam 45 milhões de brasileiros, ou seja, 24% da população.

A importância da barra de apoio inox

Com o decreto, as adaptações nos banheiros passam a ser obrigatórias, seguindo a necessidade do cliente, que poderá escolher alguns itens que melhor lhe atendam. Nesse cenário, entra a barra de apoio inox, peça fundamental para garantia dos direitos dos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.

Segundo o decreto, é possível que as barras de apoio sejam instaladas nas laterais da bacia sanitária, boxe do chuveiro, banheira, vestiário ou nas laterais de pias. O usuário poderá optar por colocar barras de apoio no quarto, ao lado da cama.

{gallery}produtos/barra-apoio{/gallery}

Apesar de contar com inúmeros materiais disponíveis no mercado, o aço inoxidável é a opção com melhor custo-benefício graças às características inerentes da matéria-prima, como resistência à corrosão. Em locais úmidos, onde há presença constante de água, é importante que sejam artefatos resistentes, com maior durabilidade.

O inox é considerado um material nobre, que transmite elegância e modernidade, adequando-se bem a qualquer estilo de decoração. Além do mais, é higiênico, pois sua baixa rugosidade evita que microrganismos se acumulem e se proliferem.

Lisa e brilhosa, a barra de apoio inox oferece também praticidade na limpeza, bastando pano úmido e sabão neutro para deixar a peça como nova.

Projinox, fabricante de barra de apoio inox

A Projinox é referência na fabricação de barra de inox para acessibilidade. Com 20 anos de mercado, possui amplo know-how e cases em grandes construtoras de todo o País.

A empresa conta com maquinário de ponta para fabricação das peças e profissionais qualificados, com anos de experiência no mercado, que seguem à risca as diretrizes estabelecidas pela ABNT.

Confira todos os produtos produzidos pela Projinox. Clique Aqui

Saiba mais sobre Nossos Produtos em Aço Inox

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430

Compartilhe: