Search
Close this search box.

Prateleira inox: praticidade e higiene

Um produto versátil para diversos segmentos industriais, sobretudo aqueles que necessitam de cuidados mais rigorosos com a higiene, é a prateleira inox. Um equipamento que tem diversas utilidades e pode ser aplicada em diferentes ambientes.

Por exemplo, as prateleiras de inox são comumente utilizadas em cozinhas domésticas e comerciais para armazenar utensílios de cozinha, panelas, potes, alimentos enlatados, louças e outros itens. Elas ajudam a manter a cozinha organizada e proporcionam fácil acesso aos objetos necessários durante o preparo de alimentos.

De uma maneira geral, em restaurantes, padarias, cafeterias e supermercados, as prateleiras de inox são usadas para armazenar produtos alimentícios, como ingredientes secos, enlatados, temperos, condimentos e até mesmo produtos refrigerados. A resistência do aço inoxidável a altas temperaturas e sua facilidade de limpeza são características importantes nesses ambientes.

Já em laboratórios e instalações médicas, como hospitais e clínicas, as prateleiras de inox são empregadas para armazenar equipamentos médicos, instrumentos cirúrgicos, produtos químicos e amostras. A superfície não porosa do inox facilita a higienização, tornando-o adequado para ambientes onde a esterilidade é essencial.

Em ambientes industriais, as prateleiras de aço inoxidável são utilizadas para armazenar peças, ferramentas, produtos acabados ou semiacabados, além de materiais diversos. A durabilidade do aço inoxidável permite suportar o peso e o desgaste diário de um ambiente de produção.

Modelos de prateleira inox

As prateleiras de inox estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e estilos. Elas podem ser encontradas em diferentes configurações, como prateleiras suspensas, embutidas ou de parede. Além disso, o aço inoxidável pode ser moldado e personalizado para atender às necessidades específicas de armazenamento.

A Projinox tem maquinário de alta tecnologia para produção sob medida e em alta demanda, em diferentes modelos de prateleira. Confira:

Prateleira lisa

É o modelo mais comum de prateleira inox sendo usada para organização e armazenamento de produtos no geral. No entanto, por ser lisa, é recomendado para materiais de tamanho menor, os quais poderiam cair pelos vãos de grade ou furos. Pode ser utilizada para guardar panelas, utensílios, condimentos e temperos que estejam em potes ou vasilhames.

Prateleira gradeada

 

O modelo gradeado é utilizado geralmente em locais mais fechados que armazenem produtos que não podem ter contato com umidade, facilitando a passagem do ar. É geralmente a opção para padarias, frigoríficos e mercados, pois servem para guardar alimentos perecíveis.

Prateleira perfurada

As perfurações nas prateleiras inox permitem uma melhor ventilação e circulação de ar em torno dos itens armazenados, mas é indicada para produtos pequenos que possam escorregar entre vãos. Além disso, a estrutura gradeada permite a drenagem de líquidos e resíduos através das aberturas, evitando que eles se acumulem na superfície da prateleira.

 

Vantagens da prateleira inox

O aço inox é uma matéria-prima utilizada na indústria de alimentos e médica devido à sua higiene e durabilidade, que é altamente resistente à corrosão, ferrugem e manchas, o que significa que as prateleiras de inox têm uma vida útil mais longa em comparação com outros materiais.

Fácil de limpar, a prateleira inox não é porosa, o que impede a absorção de bactérias, sujeira e odores. Isso torna as prateleiras de inox ideais para uso em ambientes onde a limpeza regular é necessária, como cozinhas comerciais, laboratórios e hospitais.

As prateleiras de aço inoxidável têm um visual moderno e sofisticado. Elas podem adicionar um toque de estilo e elegância a qualquer espaço, seja em uma cozinha doméstica ou em uma área comercial. Além disso, o brilho natural do inox confere uma sensação de limpeza e organização.

Outra vantagem bastante interessante é a resistência ao calor, o que faz ser um equipamento que pode suportar temperaturas extremas sem deformação ou enfraquecimento. Isso o torna adequado para uso em ambientes onde a exposição a altas temperaturas é comum, como cozinhas industriais ou áreas próximas a fogões e fornos.

Compartilhe: