Search
Close this search box.

Por que os produtos inox aumentaram tanto?

O ano de 2020 foi marcado por incertezas e desafios. O comércio foi fechado, muitas empresas deixaram de faturar. Grandes apostas de um ano promissor foram prejudicadas.Com um mercado instável, e muitas usinas com produção paralisada por falta de demanda, uma vez que as indústrias deixaram de manufaturar, a cadeia produtiva mundial ficou afetada, o dólar disparou e o preço da matéria-prima, por sua vez, chegou a níveis inimagináveis.

O aço é um dos principais materiais utilizados em todo o mundo, não é diferente o aço inox. Essa importante liga metálica, que conta com resistência à corrosão, e é amplamente utilizado no mercado laboratorial, alimentício e hospitalar, cresceu em procura, mas sua produção não acompanhou a necessidade de um mercado necessitado, dado o reflexo da própria crise e dos fechamentos contínuos e lockdowns em outros segmentos.

Em plena pandemia, na corrida pela descoberta da vacina contra a covid-19, e na luta por salvar vidas, o mercado de aço inox procurou por equipamentos e insumos hospitalares e laboratoriais. Somente de hospitais de campanhas, a Projinox atendeu a quase dez obras em todo o Brasil, com fornecimento de bancadas em aço inox, lavatórios inox, barras de apoio, guarda-corpo e corrimão em aço inox. No segmento laboratorial, a empresa esteve presente na ampliação e reforma do espaço do centro de pesquisas do Instituto Butantan voltado para o desenvolvimento de uma nova vacina contra a covid.

No entanto, apesar da procura, fator que possibilitou a muitas empresas se manterem em meio a um mercado duvidoso, o dólar passou dos R$ 5, o que impacta diretamente o mercado como um todo, desde o aço até eletrônicos. E, com a produção das usinas paralisada – pois muitas organizações deixaram seus funcionários em casa devido a lockdowns –, a matéria-prima passou a ficar escassa.

Somente em 2020, três aumentos culminaram em quase 30% a mais nos preços finais. Em 2021, os reajustes não pararam. E não são apenas os aços que estão sofrendo acréscimos, mas todos os insumos, o que impacta diretamente o consumidor final pela alta dos valores em cadeia.

No ano de 2021, o mercado está em busca de uma retomada para absorver todos os prejuízos do período assustador que ainda não passou, mas já enxerga um pouco de luz em um túnel longo. No entanto, os aumentos continuam visíveis para todos. O aço inox segue sendo a escolha pra muitos projetos, pois seus benefícios são vantajosos devido a durabilidade que proporcionam ao produto final.

Características do aço inox

O aço inox é uma liga metálica que conta com cromo em sua fórmula. Esse elemento, quando adicionado a partir de 10,5%, ao entrar em contato com o oxigênio, forma uma película protetora, chamada de camada passiva, sobre a superfície do aço, que o torna impermeável, insolúvel e resistente às ações naturais do oxigênio, como a corrosão atmosférica.

A camada passiva, além de protetiva, é autorregenerativa, o que permite que ela se recomponha caso sofra algum dano. É possível também encontrar inox com outros elementos, como titânio, e molibdênio, que modificam sua estrutura, aumentando as suas resistências e tornando o inox versátil para diferentes aplicações. Hoje existem três famílias dessa liga metálica: austeníticos, ferríticos e martensíticos, cada qual com suas características.

Em ambientes hospitalares, que há grande manipulação de substâncias, líquidos e secreções, o aço inox conta com a vantagem de não modificar a composição do que é manipulado sobre ele. Por exemplo, em uma bancada em aço inox, nada do que for colocada sobre ela sofrerá algum tipo de reação ou terá sua cor, odor ou alguma outra característica alterada.

O aço inox é considerado um material higiênico, graças a sua superfície não porosa, que evita que microrganismos danosos à saúde criem colônia, como ocorre com outros tipos de materiais que contam com fissuras em sua estrutura, as quais podem ser esconderijos de bactérias e outros patógenos.

Para limpeza do aço inox, basta sabão neutro e água para que o produto fique como novo. É importante manter sempre a limpeza do equipamento a fim de evitar que a superfície seja danificada e, devido ao acumulo de sujeira, não permitindo que a peça se regenere, causando, consequentemente, a corrosão.

Altas ou baixas temperaturas não são um obstáculo, pois tanto fornos como freezers podem contar com produtos fabricados nesse material, como estante inox para armazenamento.

O aço inox é recomendando não só por sua durabilidade, mas também por seus fatores higiênicos, atendendo a especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para produtos voltados à construção civil, ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para equipamentos da área alimentar e da saúde.

Conclusão

O período que todo o mundo tem vivido tem sido marcado por grandes desafios, tanto na economia, quanto na área da saúde. A busca pela retomada na produção mundial, em todos os segmentos, está deixando o mercado aquecido. Mas os preços altos ainda são uma realidade.

A Projinox está no mercado há mais de 20 anos, apresentando soluções voltadas para equipamentos personalizados em aço inox. A empresa procurou reabastecer seu estoque para garantir a entrega de seus projetos e atender a novas demandas na área de saúde, que necessitaria de produtos inox. Apesar da crise, a empresa fortaleceu seus investimentos não só em insumos, mas também em tecnologia, adquirindo máquinas de última geração para poder otimizar sua produção, além de ganhar maior velocidade.

Dentre os equipamentos adquiridos, está uma máquina de corte a laser por fibra óptica, com sistema de tecnologia israelense para melhor aproveitamento de chapas e menor perda.

A empresa tem apostado em constantes melhorias para aperfeiçoamento de seus processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções, disponibilizando medição in loco e engenheiros que desenvolvem projetos exclusivos para atendimento às necessidades de clientes em todo o Brasil.

Segmentos atendidos pela Projinox

  • Cozinha Industrial;
  • Hospitalar;
  • Laboratorial;
  • Prédio Comercial;
  • Construção Civil;
  • Acessibilidade;
  • Hotelaria;
  • Pet shop.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430

Compartilhe: