Search
Close this search box.

Pia e bancada de inox ou granito: qual utilizar na cozinha industrial?

Uma das grandes dúvidas ao se montar uma cozinha industrial é o que diz respeito aos tipos de materiais a se utilizar, afinal, nesse ambiente cuida-se do preparo de refeições de uma grande quantidade de pessoas. Hospitais, restaurantes, lanchonetes, indústrias alimentícias e hotéis são alguns dos exemplos. Por isso, todo o cuidado para o bem-estar e a segurança alimentar é essencial.

Um dos materiais mais utilizados em cozinhas industriais é o inox, dada as suas características, colocando-o em conformidade com os padrões internacionais de segurança. No entanto, é muito comum ver em cozinhas, sobretudo residenciais, materiais do tipo pedra, como o granito para fabricação de pias e mesas. Logo, a dúvida pia e bancada de inox ou granito: qual utilizar na cozinha industrial torna-se comum.

Se você tem essa dúvida de qual material utilizar – bancada inox ou granito –, acompanhe esse artigo que iremos detalhar os motivos pelos quais você deve optar por somente um tipo na cozinha industrial do seu empreendimento.

O que é melhor: pia de inox ou granito?

O primeiro ponto a se considerar sobre a questão é que ao falar em cozinha industrial, ou seja, um ambiente para uso profissional que será utilizado para o preparo de refeições a outras tantas pessoas, devemos observar a legislação. Nesse caso, a RDC 275, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta normativa estabelece os critérios para operacionalizar Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos.

De acordo com a Anvisa, “mesas, bancadas, vitrines e outros móveis devem ser de material apropriado, resistentes, impermeáveis; em adequado estado de conservação e com superfícies íntegras”.

Mas o que isso quer dizer com relação à minha dúvida: pia inox ou granito para cozinha industrial?

É preciso entender que o granito é um material poroso, que possui microfissuras capazes de acumular bactérias – tornando-se difícil a sua remoção. Além disso, pode absorver água e outros líquidos, não sendo impermeável. Em outras palavras, isso faz com que o material absorva mais compostos, tornando-o um grande potencial de contaminação e um risco à saúde de clientes e também de colaboradores.

Já o aço inox é muito presente em cozinhas industriais, isso porque trata-se de um metal não poroso e impermeável, além de resistência à oxidação. A superfície da pia inox permite fácil remoção de bactérias, limpeza prática (em muitos casos sabão neutro e água são o suficiente para deixar a peça como nova).

Os benefícios da pia inox

Além disso, a escolha entre pia e bancada inox ou granito é facilitada pelo fato de que o inox é considerado inerte, ou seja, não transmite ou modifica a cor, sabor ou o odor do que está sendo preparado. Sendo assim, não fica com qualquer uma dessas características empesteadas no equipamento.

Mais características da pia e bancada inox são:

  • Visual atrativo, passando uma aparência de suntuosidade e higiene;
  • Menos suscetível à oxidação, mesmo em constante contato com água;
  • Resistente às variações bruscas de temperaturas (serve tanto para objetos quentes ou frios).

Então, a resposta mais clara para a pergunta pia e bancada inox ou granito: qual utilizar na cozinha industrial, com certeza ficou mais fácil de se responder. Abaixo esclarecemos mais dúvidas a respeito.

Diferenças de preços entre pia e bancada de inox ou granito

O preço entre um e outro acaba tendo uma diferença notável devido às próprias diferenças do material. Em comparação de durabilidade, no entanto, o inox tem garantia de anos de uso com baixíssima manutenção, caso se siga os cuidados presentes no manual, tais como evitar materiais ásperos, como palha de aço, e produtos corrosivos.

Qual o melhor inox para pia e bancada de cozinha?

As diferentes misturas na composição do inox geram inúmeros tipos de aço, conhecidos como AISI, os quais são classificados em três famílias: martensíticos, austeníticos e ferríticos. No caso do segmento alimentício, o mais indicado é o AISI 304, da classe dos austeníticos, que contam com menos teor de carbono e maior concentração de cromo e níquel, resultando em melhor resistência à oxidação.

Fabricante de pia e bancada inox

A Projinox é fabricante de pia e bancada inox referência no segmento de cozinha industrial, atendendo nomes como JBS Friboi e outras indústrias alimentícias. A Projinox fornece equipamentos variados, tais como pia e bancada inox, corrimão inox, carrinho de detritos, entre outros.

Contamos com maquinário completo e moderno para a produção ágil e com qualidade assegurada por procedimentos rigorosos. Alguns exemplos são corte a laser de chaparia e tubo, máquinas de corte e dobradeiras de tubo, bem como equipamentos de montagem e acabamento. Toda tecnologia é própria para se trabalhar com o inox.

Nosso atendimento é nacional e abrange a diversos segmentos. A Projinox disponibiliza ainda departamento de engenharia, que fornece ART e elabora todo o projeto de equipamentos inox com todos os critérios exigidos por norma de cada segmento.

Por exemplo, a Projinox atendeu obras como o Aeroporto de Florianópolis (SC) e o Hospital Unimed Betim (MG) com pia e bancada inox sob medida.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430

Compartilhe: