Search
Close this search box.

Os benefícios do inox na área hospitalar

A Projinox é fabricante de produtos em aço inox personalizados há mais de 20 anos, e conta com uma gama de hospitais atendidos em todo o Brasil. Dentre eles o hospital M’Boi Mirim, inaugurado em 2008, e que conta com mobiliário inox fabricado pela Projinox, como bancada em aço inox e lavatório inox.

Os projetos de bancada inox das unidades de São Paulo do Hospital São Camilo (Pompeia, Santana, Ipiranga e Centro Médico na Voluntários da Pátria) também são exemplos do que foi desenvolvido pela Projinox.

A área hospitalar exige medidas sanitárias rigorosas para que haja o cumprimento das medidas de segurança estabelecidas pelos órgãos sanitários. Cada detalhe determinado é pensado para que a saúde do paciente e dos colaboradores que atuam nas unidades esteja em primeiro lugar.

E a higiene e assepsia são os principais fatores para se estar de acordo as regras e, sobretudo, com a preservação de vidas por meio da diminuição de riscos de contaminação. No Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde, obtidas em 2019, cerca de 14% das internações são atingidas por infecções hospitalares. O simples ato da lavagem das mãos por parte dos profissionais é fundamental para se evitar esse tipo de complicação.

Mais do que isso, tanto o ambiente, quanto equipamentos e mobiliário devem contribuir para evitar a proliferação de bactéria e microrganismo danosos à saúde, bem como serem facilitadores da limpeza. Por isso há uma busca por materiais que reforcem o trabalho constante de se manter a assepsia em dia, como o material em aço inox, reconhecido por suas características mundialmente.

Não é difícil ver mobiliário em aço inox quando se entra em um hospital, centro veterinário ou clínica ambulatorial, isso porque trata-se de um material higiênico e que contribuí para a segurança dos pacientes. O aço inox é recomendado por órgãos da área da saúde de todo o mundo por contar com inúmeras características que favorecem o combate à ação de micro-organismos em ambientes hospitalares.

Do inox origina-se diversos produtos de grande importância, como acessórios, mobiliários, equipamentos para o uso hospitalar, dentre eles estão o bisturi, a tesoura, mesas, bancadas e lavatórios.

Os produtos em aço inox para o segmento hospitalar

  • Bancada de inox;
  • Balde inox;
  • Carro curativo de inox;
  • Carro para transporte em inox;
  • Expurgo inox;
  • Lavatório cirúrgico em aço inox;
  • Maca mortuária de inox;
  • Mesa de necropsia inox.

Os tipos de inox presente em hospitais

Entre os muitos tipos de aço inox que podem ser utilizados para manufatura de produtos hospitalares, estão o aço 304, o aço 304L, o aço 316 e o aço 316L, pertencente às famílias dos austeníticos. São altamente resistentes à corrosão e fáceis de serem soldado, possibilitando maior versatilidade na confecção das peças como bancadas inox, mesas inox, e outros. Já os martensíticos são ligas que podem ser submetidas a alta temperabilidade e estão presentes em equipamentos como bisturis e outros objetos menores de rotina hospitalar.

A vantagem do inox para hospitais e clínicas veterinárias

A preservação de vidas está acima de tudo, seja de pessoas, seja de animais. Toas as ações em hospitais e clínicas veterinárias devem estar em consonância com o bem-estar daqueles que serão atendidos nesses espaços.

O aço inox é importante para essa área porque conta com benefícios inerentes ao material, conhecidos e reconhecidos mundialmente, dentre eles o seu principal: a resistência à oxidação, o que já aumenta em muito a sua durabilidade. São características que o torna muito mais vantajoso e seguro do que o plástico ou outros tipos de materiais presente no mercado.

Na composição desse metal há a presença de cromo e níquel, que juntos formam uma fina película sobre a superfície do aço. Essa camada o protege da ação natural do oxigênio, bem como de impurezas que danificam outros tipos de metais com o tempo.

Mesmo com a água, o inox não sofre alterações, o que o torna ideal também para ambientes externos, onde nem mesmo as intempéries do tempo e alterações climáticas exercem influência sobre o produto, mantendo a sua durabilidade.

Há também a resistência à variação brusca de temperatura, adequando-se tanto em ambientes de extremo calor, como de frio.

O inox tem superfície não porosa, ou seja, não há microfissuras onde micro-organismos podem se alojar. Até mesmo para a limpeza isso é uma vantagem, pois basta um pano úmido e sabão neutro para deixar a peça como nova e higienizada. Produtos específicos também podem ser usados para uma assepsia perfeita.

É considerado um material inerte, porque ao entrar em contato com drogas, secreções, líquidos, entre outros, não se torna reativo, aditivo ou absortivo; não comprometendo a segurança, identidade, potencial, qualidade ou pureza daquilo que é manipulado sobre uma bancada inox, por exemplo.

Conta também com um design clean e moderno, transmitindo nos ambientes elegância.

O inox é sustentável

Entre os metais disponíveis comercialmente, o aço inox é considerado o mais sustentável. Basicamente, 100% poder ser reaproveitado. Por ser um material nobre, a reciclagem é bem aceita e seu aproveitamento bem-vindo por diversas indústrias.

A Projinox é fabricante de produtos hospitalares

Localizada em Guarulhos, a Projinox atua no mercado desde os anos 2000 com soluções personalizadas em aço inox para a área hospitalar. Com tecnologia de ponta e colaboradores capacitados, atendeu inúmeros hospitais em todo o País, tendo como seus clientes nomes como Albert Einstein, Sírio Libanês e Rede Dor.

A empresa também tem apostado em constantes melhorias para aperfeiçoamento de seus processos e inovação na entrega de seus produtos com destaque para a versatilidade com que trabalha suas soluções, disponibilizando medição in loco e engenheiros que desenvolvem projetos exclusivos para atendimento às necessidades de cada cliente.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para(11) 2480-3461 / ( (11) 2489-4430

Compartilhe: