Search
Close this search box.

O guarda-corpo inox e seu papel na segurança

Em ambientes onde haja necessidade de serem fechados para evitar acidentes, o guarda-corpo inox é o artefato que proporciona a proteção ideal, gerando mais segurança, além de compor harmonicamente com a estética do ambiente, dada a sua matéria-prima. Segundo a Norma NBR 14718, o guarda-corpo é um “elemento construtivo de proteção, com ou sem vidro, para bordas de sacadas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas. É também denominado gradil e balaustrada”. É obrigatório instalar guarda-corpo em qualquer desnível superior a 1 (um) metro ou com inclinação maior ou igual a 30 graus.

É de extrema necessidade em locais onde tem a circulação de crianças e de idosos, por isso da obrigatoriedade em prédios comerciais e repartições públicas. Apesar de existir opções em ferro e madeira, é amplamente recomendado o uso do aço inoxidável para guarda-corpo, devida às diversas resistências que o material possui, como contra à oxidação e à maior força imposta em seu uso diário. Com cuidados básicos de limpeza, o guarda-corpo terá uma durabilidade muito superior ao de outros materiais do mercado.

Para áreas externas, o guarda-corpo inox tem ainda uma maior contribuição, pois tem resistência também a intempéries do tempo até mesmo em regiões litorâneas onde a corrosão tem maior potencial devida a maresia. Em casos de chuva, o inox não é magnético e, portanto, não conduz eletricidade.

O guarda-corpo inox tem um valor estético muito grande, sendo considerado também um item decorativo, combinando com diversas outras cores e estilos, transmitindo um ar moderno e requintado. Se combinado com vidro, o projeto fica ainda mais elegante. E não para por aí: o guarda-corpo inox tem também apelo sustentável por ser fabricado com material 100% reciclável.

Compartilhe: