Search
Close this search box.

O aço inox é tendência para 2022

No segmento da construção civil, o aço inox tem ganhado cada vez mais espaço. Pode-se observar esse fato quando se olha para um cenário qualquer, como um hospital, uma cozinha industrial, uma sala de estar ou um quintal. É notável quando se chega em um local e ali se encontra um equipamento em aço inox, afinal, trata-se de um objeto chamativo por sua modernidade e elegância.

Arquitetos, design de interiores e profissionais que trabalham com decoração no geral, entendem o inox como uma junção de fatores estéticos com propriedades duráveis, unindo a tão buscada relação custo e benefício. Por isso, em 2022 o inox é considerado tendência.

O inox, por exemplo, exige uma manutenção mínima. Logo, não se tem preocupação com pinturas anuais, verniz e outros tipos de situações que se vê com alguns materiais presentes no mercado. O inox tem uma característica muito importante: autorregeneração (vamos explicar o porquê mais abaixo), o que faz com que mesmo que ocorra riscos e amassados na peça, ela logo se recupere.

Vale lembrar que os danos estéticos muitas vezes permanecem, precisando de outros serviços para uma tentativa de recuperação.

O aço inox: estilo contemporâneo para 2022

O aço inox é considerado tendência em 2022 por contar com design moderno e sofisticado. Sendo a opção para quem deseja o estilo contemporâneo em seu ambiente.

É muito comum ver cozinhas industriais totalmente equipadas com inox. Desde a mesa em aço inox até a coifa inox. E não é à toa. Além dos valores estéticos, é também uma vantagem contar com esse material em uma cozinha.

Aliás, confira modelos de mesa em aço inox que vão te ajudar a tornar o seu trabalho em uma cozinha profissional impecável.

A parede do inox é composta de uma superfície de baixa porosidade. A gordura não consegue se incrustar no equipamento, bastando uma limpeza com sabão neutro, água e pano macio. Em casos mais pesados, é possível usar removedores à base de amônia diluídos em água morna.

É do inox também a não transmissão ou modificação de qualquer propriedade do que está sendo manipulado sobre ele, pois é considerado um material inerte, ou seja, não altera cor, odor ou sabor dos alimentos.

Dicas para a conservação do inox

Um segredo para conservar o inox que poucos falam é a limpeza. Manter os equipamentos desse material sempre limpos é uma grande ajuda para assegurar a sua durabilidade, evitando que sofram corrosões ou acabem enferrujando.

Limpar constantemente garante, por exemplo, que os ácidos presentes nos próprios alimentos sejam retirados sem prejudicar a proteção do inox. Se ficar muito tempo em sua superfície, pode causar oxidação. Secá-los também é fundamental para que se evite manchas.

Mas há um detalhe que não pode passar despercebido: é extremamente importante não se utilize esponjas abrasivas ou produtos de limpeza que contenham alvejantes e outros tipos que sejam ásperas e palhas de aço para remover sujeiras do aço inoxidável. Esse tipo de material arranha e causa ferrugem em superfícies de aço inox.

Quer saber mais sobre como manter o seu inox sempre como novo?

Preparamos um artigo especial com 5 dicas para você conservar o aço inox.

Artefatos em aço inox sob medida

Um dos motivos que torna o inox tendência para 2022 é que no mundo da construção civil, a palavra sob medida é sagrada. Contar com equipamentos que possam se adequar às necessidades apresentadas em um espaço é fundamental para o sucesso de uma obra. E o aço inox é conhecido por sua facilidade de conformação, permitindo a personalização e customização de peças e projetos do cliente.

Inox e vidro: uma grande dupla

Um grande aliado do aço inox é o vidro porque torna o produto mais premium, elegante e moderno. Diariamente, são inúmeras as cotações que recebemos buscando opções com diferentes tipos de vidro, sobretudo para equipamentos como guarda-corpo inox.

Outros produtos também podem contar com vidro e serem uma saída sofisticada: caixa de hidrante com porta de vidro, mesa, entre outros.

Um grande exemplo de ostentação e desejo é o guarda-corpo de vidro autoportante, muito querido das grandes construções luxuosas. Ele é composto por um perfil de inox fixado no chão com chumbamento químico, permitindo uma visão total da paisagem.

Propriedades do aço inox

O aço inox é composto de um revestimento que o protege das ações do tempo e do ar atmosférico, conhecido por camada passiva, que além de preservar o material, é também autorregenerativa. Mesmo sendo riscada ou sofrendo algum tipo de dano, ela rapidamente volta a se formar a partir do contato com o oxigênio. É quase imediato. Essa característica se dá por conta da presença do cromo na composição do inox.

Conheça mais sobre o aço inox no vídeo que preparamos:

Conclusão

O aço inox é tendência para 2022 devido, claro, às suas características estéticas, as quais tornam o ambiente clean e contemporâneo, mas também pela sua durabilidade.

Com o inox é possível a utilização do adágio popular: unir o útil ao agradável. É o inox gerando valor por um preço justo. Por isso, que é a escolha de arquitetos e também recomendado até mesmo por órgãos de vigilância sanitária por suas propriedades higiênicas.

Compartilhe: