Na correria do dia a dia em um hospital, equipamentos resistentes e práticos são ideais para um desempenho eficiente dos serviços, como a maca hospitalar inox, fundamental para os atendimentos em geral.
As macas hospitalares tem como principal característica a mobilidade por terem rodinhas, e ser fabricada em inox colabora para a sua durabilidade, além de praticidade na higienização a cada nova necessidade de uso. Com elas, os pacientes podem ser levados com facilidade para salas de exames, cirurgia e mesmo serem colocados em ambulâncias, com segurança e de forma ágil.
Existem alguns materiais disponíveis no mercado para fabricação de maca hospitalar, ou carro maca hospitalar, como também pode ser chamada. No entanto, há muitos motivos para o inox ser utilizado em um ambiente hospitalar, o principal deles é a característica que explica o nome da matéria-prima: a resistência à oxidação.
Por ter uma película protetora chamada de camada passiva, que reveste toda a superfície do aço, todo produto fabricado nesse material pode ser exposto a situações adversas, sem correr o risco de entrar no processo de ferrugem e corrosão, o que contribui com a durabilidade e também com a segurança hospitalar, pois processos de ferrugem causam acúmulo de bactérias e aumenta a probabilidade de ocorrer infecções hospitalares.
{gallery}segmentos/hospitais/maca-inox{/gallery}
Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de infecção hospitalar no Brasil atinge 14% das internações. Já em todo o mundo, dos cerca de 234 milhões de pacientes que passam por um procedimento cirúrgico por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 1 milhão morre em decorrência desse grave problema.
O melhor a ser feito nesse caso é a prevenção. Além dos procedimentos dos profissionais, como higienização das mãos antes e após as cirurgias e outras operações, o uso de equipamentos que colaboram para isso é fundamental, como o uso do aço inox, material amplamente recomendado pela Anvisa e outros órgãos sanitários mundiais.
A maca hospitalar inox conta com uma superfície sem porosidade, o que inibi o acumulo de bactérias, que não encontram fissuras para se alojarem e se proliferarem, sendo facilmente removidas com um processo simples de limpeza: sabão neutro, água e pano macio e o equipamento estará pronto para ser utilizado novamente.
Em um hospital, é muito comum a maca se chocar com portas e outros pontos, e o inox conta com maior absorção ao impacto.
A Projinox conta com ampla linha de produtos hospitalares, que são fabricados sob medida. No caso da maca hospitalar inox, o produto é oferecido com proteção articulável e regulagem de altura, podendo ser modificado conforme necessidade do cliente.
Para isso, a empresa conta com equipe de projetos e medição in loco, além de engenharia para desenvolvimento de novos produtos. A Projinox tem um amplo know-how de hospitais atendidos em todo o Brasil, com mais de 400 unidades. Hospitais como Metropolitano Lauro de Freitas (BA), Unimed Betim (MG), entre outros, são alguns dos nomes que contam com produtos Projinox.