O guarda-corpo funciona como uma proteção para locais com desníveis de ambientes como varandas e escadas – em áreas internas ou externas. Na construção civil, uma tendência já consolidada no setor são as opções em vidro, que proporcionam mais leveza e modernidade ao projeto.
O guarda-corpo inox tem sido amplamente escolhido por arquitetos e engenheiros por unir a beleza com a resistência, obtendo excelente custo-benefício.
Nesse artigo, vamos apresentar os principais modelos e características do guarda-corpo inox.
- Modelos de guarda-corpo inox: preço e características
- Modelos de guarda-corpo inox com vidro: preço e características
- Instalação do guarda-corpo inox com vidro
- A fabricação do guarda-corpo em aço inox
- Descrição do aço inox
- Consideração técnica das normas de guarda-corpo
- Conclusão: Guarda-corpo inox é item primordial na construção civil
Modelos de guarda-corpo inox: preço e características
Os modelos de guarda-corpo inox seguem todos os critérios presentes na norma ABNT/NBR 14.718 para segurança dos usuários. Em caso de instalação em escadas e rampas, é possível acrescentar o corrimão inox para acessibilidade.
Abaixo segue a lista com os principais modelos de guarda-corpo inox: preços e características:
Guarda-corpo inox com gradil (vertical) | Preço a consultar. Projeto sob medida
Neste modelo, são utilizadas travessas na direção vertical, formando um gradil, com contraventamento. Conta com tubos (quadrado, retangular ou redondo). O espaçamento deve ser inferior a 110 mm para segurança, de acordo com a norma.
Guarda-corpo inox com travessa (horizontal) | Preço a consultar. Projeto sob medida
Modelo com travessas horizontais reforçadas com contraventamento para maior estabilidade. Vale lembrar que o espaçamento entre uma travessa e outra deve ser inferior a 110 mm.
Guarda-corpo inox com cabo de aço | Preço a consultar. Projeto sob medida
Ao invés de perfis, o guarda-corpo inox com cabo utiliza uma série de arames entrelaçados como uma espécie de corda. Essa característica torna o equipamento resistente à tração e com capacidade de peso maior. É de excelente custo-benefício, além de ser um modelo singular.
Modelos de guarda-corpo inox com vidro: preço e características
Todos os vidros utilizados em guarda-corpo inox devem estar de acordo com critérios da NBR 7199. Pode ou não ser integrado com corrimão em sua base ou ter fechamento em perfil. Muitos projetistas têm optado pelo vidro por causa da sua aparência clean, que contribui para uma estética versátil, moderna e sofisticada.
Abaixo segue a lista com os principais modelos de guarda-corpo inox com vidro: preços e características:
Guarda-corpo inox com vidro – torre | Preço a consultar. Projeto sob medida
Nesse modelo de guarda-corpo a fixação é feita por meio de torres fixadas no chão. O sistema de torres pode ser de tamanho variado, de acordo com a necessidade do cliente.
Guarda-corpo inox com vidro – autoportante | Preço a consultar. Projeto sob medida
No guarda-corpo inox com vidro autoportante o destaque fica exclusivamente para o vidro autoportante que é instalado de maneira a deixar a visão da paisagem sem nenhum “obstáculo”. Pode vir acompanhado de um perfil “U” como acabamento na parte superior.
Guarda-corpo inox com vidro – botton | Preço a consultar. Projeto sob medida
O guarda-corpo com bottom tem fixação discreta nas laterais dos vidros. É sofisticado, deixando o visual clean.
Guarda-corpo inox com vidro – spider | Preço a consultar. Projeto sob medida
Na fixação do vidro com sistema de spider (aranhas ou grampos) são parafusos articulados ligados à estrutura do guarda-corpo inox. É considerado um modelo arrojado.
Guarda-corpo inox com vidro – montante | Preço a consultar. Projeto sob medida
O guarda-corpo inox com vidro fixado com montante conta com perfis intermediários entre um vidro e outro. É ideal para quem deseja maior robustez sem dispensar o uso do vidro.
Instalação do guarda-corpo inox com vidro
O guarda-corpo inox com vidro podem ser instalados em estações de metrô, aeroportos, varandas de apartamentos e casas, shoppings, estádios, escolas, entre outros.
A fabricação do guarda-corpo em aço inox
A Projinox fornece todos os modelos supracitados de guarda-corpo inox. Vale ressaltar que todas as normas presentes na ABNT com relação ao equipamento são criteriosamente observadas para que haja conforto, segurança, eficiência e eficácia no uso.
O material utilizado pode ser entre o AISI 430, AISI 304 ou AISI 316 (clique aqui para entender a diferença). O guarda-corpo conta com as características já conhecidas do inox, como maior resistência à corrosão e desgaste do material em intempéries do tempo e mudanças climáticas. Portanto, a instalação do guarda-corpo inox é recomendado tanto para áreas internas como externas (piscinas, varandas, pátios e entradas).
Preço do guarda-corpo inox
Toda a composição de preço do guarda-corpo inox será calculado por metro linear. No entanto, para se ter uma exatidão no orçamento, informações importantes devem ser consideradas, como:
- Guarda-corpo de inox com ou sem vidro;
- Tipos de fixação para o vidro no guarda-corpo (em caso de);
- Tipos de liga para o guarda-corpo inox;
- Tipo de tubo utilizado;
- Espessura do material (entre 1,5 ou 2,0 mm);
- Acabamento (guarda-corpo de inox escovado ou polido);
- Com corrimão ou não.
Descrição do aço inox
O que é o aço inox?
É uma liga-metálica composta por pelo menos 10,5% de cromo, cuja presença forma no metal uma película protetora que impede o contato com o ar atmosférico, evitando a oxidação. Em suma, é uma das matérias-primas mais utilizadas no mundo.
O aço inox enferruja?
Essa é uma dúvida muito comum quando o assunto é aço inoxidável. A resposta mais lógica é depende, pois, uma série de cuidados precisam ser tomados para evitar esse problema, afinal, a oxidação é uma inimiga natural dos metais.
Evitar o uso de alvejantes, abrasivos e esponja de aço contribui para aumentar a vida útil do guarda-corpo inox, bem como manter uma limpeza constante com sabão ou detergente neutro e água podem contribuir para evitar a oxidação.
Outro ponto muito importante é utilizar o tipo de inox correto para cada aplicação. Um guarda-corpo inox em região litorânea não pode ser fabricado na linha 430, pois certamente enferrujará. O mais indicado para essa situação é o AISI 316 por contar com molibdênio e, portanto, maior resistência à oxidação.
Limpeza de rotina para o guarda-corpo inox
Limpeza e inox andam lado a lado. A higienização de equipamentos nesse material é prática, com produtos que todos têm em casa: sabão ou detergente neutro e as soluções de amônia (removedores caseiros) em água morna. Utilize um pano macio para realizar a limpeza.
As famílias do aço inox são:
- Austeníticos;
- Ferríticos;
- Martensíticos.
Características do aço inox
- Alta resistência à corrosão;
- Baixa rugosidade superficial;
- Baixo custo de manutenção;
- Facilidade de conformação;
- Facilidade de limpeza;
- Forte apelo visual (modernidade, e sofisticação);
- Material higiênico;
- Material inerte;
- Material reciclável.
- Relação custo/benefício favorável;
- Resistência a altas temperaturas;
- Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °C);
- Resistência às variações bruscas de temperatura;
- Resistência mecânica adequada.
Consideração técnica das normas de guarda-corpo
É de suma importância que ao procurar por guarda-corpo a empresa que fará a fabricação e instalação esteja atenta às normas definidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Confira abaixo:
NBR 14718/ ABNT
A Norma Brasileira 14718 foi lançada em 2001, com revisão mais recente de 2019, e trata dos critérios de guarda-corpos para edificação. Entende que seu uso é necessário em qualquer construção que contenha algum local com desnível acima de 1 metro de altura (sacadas, mezaninos, escadas, rampas).
Os principais pontos dessa norma são: altura maior ou igual a 1,10 m, resistência física à impactos, tenha proteção contra a oxidação e distância máxima de 110mm entre os perfis.
No caso de vidros, a NBR 14718 recomenda o uso do vidro laminado em guarda-corpo uma vez que se trata de um vidro de segurança. Esse modelo é composto por duas chapas intercaladas por uma película que aumenta a resistência do material e retém os cacos de vidro em uma suposta quebra.
NBR 9050/ ABNT
A Norma Brasileira 9050, criada em 1985, trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, e teve sua última revisão em 2020. Essas exigências andam em acordo com a Lei de Acessibilidade.
No caso do guarda-corpo, essa norma deve ser observada quando há a presença do corrimão. Portanto, deve ser considerada as alturas 70 cm ou 92 cm, e também é necessário que o corrimão ultrapasse a entrada e a saída da rampa ou escada por 30 cm. O corrimão precisa ser contínuo e sem arestas, oferecendo boa pegada.
NBR 9077/ ABNT
Trata das normas para saídas de emergência e rota de fuga. Deve também ser observada no caso da presença de corrimãos, que não só servirão como apoio, mas também como guias no caso de emergências. A altura especificada para este tipo de corrimão normalmente é entre 80 e 92 cm do piso. Deve ter um acabamento sem arestas para não prejudicar uma possível saída de emergência.
Instruções sobre o Corpo de Bombeiros
Em uma construção é normal a preocupação com a vistoria do Corpo de Bombeiros, responsável por liberar o alvará para funcionamento do local. Por isso, todos os testes devem estar feitos de acordo com o que é determinado por norma.
O Corpo de Bombeiros exigirá a observância das três normas citadas para liberação dos documentos.
No caso dos testes, o cliente pode tanto fazer à parte quanto negociá-los com a Projinox, que também oferece ART por contar com engenheiros em seu time de profissionais. Além disso, a Projinox conta com toda a infraestrutura necessária para uma fabricação de guarda-corpo inox com responsabilidade, atendendo as normas e confeccionando produtos de alta qualidade, sendo referência no segmento em todo o Brasil.
Conclusão: Guarda-corpo inox é item primordial na construção civil
O guarda-corpo inox é a escolha ideal dentro da construção civil por unir a segurança do próprio equipamento com a durabilidade, beleza e resistência da matéria-prima.
Além disso, O preço do guarda-corpo inox pode variar, uma vez que se trata de um produto sob medida, feito de acordo com o espaço e a composição escolhida para formar o equipamento. Porém, o custo-benefício desse tipo de material torna-se sempre vantajoso uma vez que todas as características apresentas estão presentes independente da escolha. É, no entanto, importante se atentar com a aplicação para escolha devida do tipo do inox.
A Projinox atua no mercado há mais de 20 anos sendo referência no Brasil. Sua operação está localizada em Guarulhos, e sua estrutura é composta por equipamentos modernos e profissionais qualificados e com experiência no mercado.