Search
Close this search box.

Expurgo hospitalar inox: para que serve e sua importância

Ambientes hospitalares são lugares onde todo o cuidado com a assepsia, descarte correto de material e atenção aos procedimentos devem ser prioridade máxima, afinal, são vidas que estão sendo tratadas.

No Brasil, estima-se que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações, segundo informações do próprio Ministério da Saúde, um número perigoso quando falamos de pessoas sendo atingidas por problemas decorrentes a contaminações, sendo que um dos maiores problemas relacionados às infecções é proveniente do chamado “lixo infeccioso”.

As infecções são provocadas por micro-organismos que se aproveitam de fragilidades no sistema imunológico de quem está em tratamento hospitalar. Um estudo da Organização Mundial de Saúde demonstrou que a maior prevalência ocorre em unidades de terapia intensiva, em enfermarias cirúrgicas e alas de ortopedia. É válido ressaltar que a consciência coletiva ou indivíduo, e simples atos como o de lavar as mãos, podem diminuir a incidência de riscos de infecções.

Por isso, a segurança hospitalar é um assunto primordial, e o expurgo hospitalar é um dos principais equipamentos para prevenção de infecções hospitalares, tanto de atividades voltadas à saúde humana como animal.

{gallery}produtos/expurgo{/gallery}

Expurgo hospitalar: para que serve?

O expurgo hospitalar serve como equipamento para descarte de sangue e derivados, secreções e excreções, tecidos, parte de órgãos e líquidos, além de material perfurocortante provenientes de procedimentos médicos, como cirurgias, exames, análises e outros serviços comuns. Se todo esse lixo infecioso não tiver o descarte correto, pode acontecer sérios danos ao meio ambiente, além de aumentar – e muito – a chance de contaminação.

O uso do expurgo hospitalar tem normas sendo obrigatório, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo voltado para o acondicionamento e tratamento de lixo hospitalar gerado e classificado como resíduos especiais, comuns e infecciosos. Estas regras atingem hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde.

O que descartar no expurgo hospitalar?

A classificação do lixo hospitalar é definida como resíduos especiais, comuns e infecciosos. Os descartados em expurgo são os chamados infecciosos. Logo, devem ser descartados em expurgo hospitalar:

  • Sangue;
  • Resíduos de diagnósticos e biopsias;
  • Amputações;
  • Tecidos;
  • Material perfurocortante;
  • Material de tratamento (sonda, gazes, drenos);

Por que o expurgo hospitalar deve ser de inox?

O aço inoxidável tem uma forte presença em ambientes hospitalares devido às suas características higiênicas. O inox é formado por uma composição de ferro e cromo, sendo esse último o responsável pela formação de uma película protetora, que impede o contato do metal com o ar atmosférico, retardando a ação oxidante natural do oxigênio. Por ser impermeável, pode também estar em constante contato com água que não correrá o risco de enferrujar. Isso não só aumenta a durabilidade do expurgo hospitalar inox como também evita a colônia de bactérias que se forma com a ferrugem.

A superfície do expurgo hospitalar inox é lisa, não porosa, logo, bactérias e outros microrganismos encontram dificuldade para se alojarem, diminuindo a proliferação e formação de colônias.

Essa característica também colabora com a praticidade na hora da limpeza do expurgo para hospitais. Por se tratar de uma área com alto risco de contaminação, a higienização deve ser feita com constância. A superfície lisa ajuda a rotina dos profissionais de limpeza, além de garantir 100% de assepsia muitas das vezes com poucos produtos. Na maior parte das vezes, sabão neutro e água é o suficiente para deixar a peça higienizada.

Onde instalar expurgo inox?

  • Hospitais;
  • Clínicas veterinárias;
  • Centros de pesquisa;
  • Clínicas odontológicas;
  • Laboratórios.

O tipo de inox do expurgo hospitalar

O tipo de inox utilizado em um expurgo hospitalar é o AISI 316, com maior resistência à oxidação, devido a adição de molibdênio, e o AISI 304, com fortes resistências também por conta do níquel.

Com a mistura de diferentes elementos químicos, como níquel, molibdênio e manganês, é possível criar-se diferentes tipos de inox – AISI 304, AISI 430, AISI 316, entre outros. Cada um desses elementos, conferem às peças diferentes propriedades, que são utilizadas para aplicações específicas, como área marítima, decoração e hospitalar.

Fabricante de expurgo hospitalar inox

O preço do expurgo hospitalar inox pode variar e precisa ser analisado caso a caso, uma vez que pode ter oscilações de preços nos materiais. A Projinox fornece equipamentos em aço inoxidável sob medida, incluindo o expurgo inox, que pode vir acompanhado de bancada com cuba para lavagem e esterilização e outros acessórios, conforme a necessidade do cliente.

A instalação do expurgo hospitalar pode ser feita pela Projinox, afinal, por se tratar de um equipamento primordial para manutenção e prevenção de contaminações, deve ser feita por ou com orientação de profissionais qualificados.

A Projinox é especialista em projetos customizados de inox. Com mais de 21 anos no segmento, a empresa tornou-se referência nacional em produtos feitos sob medida. Para isso, conta com departamento de engenheiros, que realizam a medição in loco e o desenvolvimento de projetos 3D com testes de resistências para que todos os trabalhos sejam feitos com segurança, de acordo com as normas exigidas pelos órgãos reguladores, como Anvisa e ABNT.

Para que esse atendimento seja feito com excelência, a Projinox conta com maquinário de ponta como máquinas de corte a laser fibra óptica, calandras, prensas-viradeiras CNC, guilhotina, puncionadeira, entre outros equipamentos. Localizado em Guarulhos, na região do Pimentas, a Projinox está às margens da rodovia Ayrton Senna, facilitando o acesso de fornecedores e clientes, além da logística da própria.

A Projinox conta com atendimento nacional, com cases espalhados em todo o Brasil, como o Hospital Unimed Vale dos Sinos, em Novo Hamburgo (RS), e o Hospital Unimed Betim, em Minas Gerais. Em todos, os equipamentos foram fabricados sob medida, atendendo às necessidades do espaço de cada cliente.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430

Compartilhe: