Um equipamento pouco comentado, mas que é de suma importância em qualquer obra residencial ou comercial é a escada marinheiro. Isto porque são encontradas em locais pouco vistos e de difícil acesso por pessoas em geral, pois se trata de um equipamento de trabalho em altura. Neste artigo, o grande destaque fica a escada marinheiro: importância e normas para uma utilização segura.
A escada marinheiro é também conhecida como escada fixa vertical, e tem esse nome pouco usual porque seu formato lembra os equipamentos instalados em navios, os quais precisam contar com essa proteção devido à movimentação do mar, que pode facilmente levar a um acidente.
Portanto, a escada marinheiro está ligada à segurança de um local, isto porque é utilizada para acessar locais de circulação restrita e com altura superior a 6 metros, como lajes, reservatórios de prédios, torre de iluminação, plataformas de petróleo, caixa d’água, entre outros locais. É uma opção simples que ocupa pouco espaço, quando se compara com outros tipos de escadas.
{gallery}produtos/escada-marinheiro{/gallery}
No entanto, para se obter a segurança devida na utilização do equipamento, é necessário seguir as instruções determinadas pelo Ministério do Trabalho, em suas normas regulamentadoras NR-12, NR-18 e na NR-35.
Para isso, é necessário o acompanhamento profissional de técnicos e engenheiros responsáveis, que garantem o desenvolvimento de um equipamento conforme exigências obrigatórias das normas.
A Projinox fabrica e instala escada marinho conforme norma e conta com um departamento de engenharia e projetos que executam todo o desenvolvimento e acompanhamento necessário para um equipamento sob medida e seguro. A empresa ainda fornece ART como uma forma de garantia de seus serviços.
Normas da escada marinheiro
Os critérios estabelecidos pelas normas regulamentadoras servem para reduzir os riscos de acidentes e até mesmo mortes dos usuários da escada marinheiro. Dimensional, composição estrutural e capacidade de suportar peso são alguns dos fatores que precisam ser considerados.
Por exemplo, os degraus podem ser feitos de tubo metálico com diâmetro entre 25 e 38 mm, e a largura deve possuir entre 25 e 30 cm, com uma distância entre eles entre 40 e 60 cm, além disso devem suportar a aplicação de uma força de 4 kN, cada um, na parte central do degrau por um período de 10 minutos.
Uma vez que retirada a carga, o degrau pode ficar deformado em até 18 milímetros. Se a deformação for maior que isso, a escada não poderá ser usada.
Outrossim, a escada marinheiro deve ter guarda-corpo quando ultrapassarem a altura de 2 m e, ao atingir o topo da estrutura em que a escada foi instalada, este deve estender-se pelo menos 1,10 m acima do patamar da estrutura.
Em casos de escada marinheiro superiores a 10 metros, construída em um único lance, deverá possuir plataformas de descanso, com altura máxima de 6 metros entre uma plataforma e outra.
Essas e outras normas são destinadas para permitir que o operador consiga ficar inclinado e apoiado simultaneamente com os pés nas barras inferiores e as mãos segurando as barras superiores, ampliando a superfície de sustentação do equipamento.
As demais regras podem ser observadas nas NR devidas: NR-12, NR-18 e NR-35.
Fabricante de escada marinheiro
A Projinox é fabricante de escada marinheiro e produz equipamentos conforme necessidade do cliente, atendendo a obras metroviárias, como estações do Metrô e da CPTM, e empresas no geral. A escada marinheiro pode ser produzida em aço carbono, com tratamento de pintura em amarelo segurança, ou em aço inoxidável.