Para que óleo de cozinha não caia diretamente no meio ambiente e cause prejuízos irreparáveis à natureza, o uso da caixa de gordura é indispensável. Esse artefato em muitas cidades é obrigatório tanto para residências, quanto comércios e indústrias, pois também preserva a tubulação do prédio, impedindo que ocorra entupimentos e degradação dos canos.
No entanto, apesar de sua eficácia, é necessário tomar cuidados para que o seu funcionamento também não seja comprometido. “Se a pia da cozinha estiver entupida, o problema pode estar na caixa de gordura ou até mesmo na falta dela”, comenta Douglas Brito, diretor comercial da Projinox, referência no mercado de aço inoxidável e fabricante de caixa de gordura inox.
O equipamento vai anexado aos canos e impede que detritos, como restos de alimentos que por descuido caiam no ralo e o óleo de cozinha que se mistura à água, chegue na rede de esgoto. “É uma maneira de evitar que a poluição de nossos rios aumente e também não gerar altos custos caso haja deterioração dos canos, alagamento e outras situações”, pontua Brito.
Por que limpar a caixa de gordura?
Segundo Brito, com o tempo de uso, a sujeira acumulada tornasse uma espessa camada de gordura, que impede que novos dejetos cheguem ao equipamento. Se isso ocorrer, pode haver transbordo de água e até proliferação de insetos e demais pragas urbanas, sem contar o mau cheiro que invade o ambiente. Para que não ocorra transtornos maiores, cuidados devem ser tomados periodicamente para que se aproveite 100% da funcionalidade do produto.
“É aí que entra a vantagem de se ter uma caixa de gordura fabricada em aço inox. Por contar com uma superfície lisa, a gordura não se prende totalmente em suas paredes, o que facilita a limpeza”, comenta.
{gallery}produtos/caixa-gordura{/gallery}
Um bom tempo recomendado para que a limpeza seja feita é de seis em seis meses ou, a depender da intensidade do uso, como em prédios e cozinhas industriais, de três em três meses. É sempre bom que um profissional faça o serviço, pois usará todo o aparato necessário para uma boa higienização, mas, em caso de uma limpeza caseira, proteja-se com máscara e luva; retire o grosso e use uma mistura de sabão em pó e água quente. Se for necessário outro produto, chame um profissional para que não cause problemas na peça e toda a sujeira que encontrar dentro de um balde para depois descartar no local correto.
Uma dica para aumentar o tempo de espera entre uma limpeza e outra, é evitar jogar pedaços de alimentos pelo ralo da pia. Soa de bom tom que o descarte do óleo de cozinha ocorra nos locais de coleta seletivo e dentro de uma garrafa pet. “Vale lembrar que é necessário ter cuidado com líquidos corrosivos, pois podem prejudicar não só a sua caixa de gordura como também toda a tubulação”.
Cuidados antes de instalar uma caixa de gordura
“Como o equipamento será conectado à tubulação, é necessário que as medidas do projeto sejam calculadas por um engenheiro para que sua necessidade seja atendida. A Projinox dispõe de uma equipe técnica para que a instalação ocorra dentro dos padrões ambientais e dentro da necessidade de cada cenário”, explica.
Uma caixa de gordura inox tem maior durabilidade se comparada com materiais como PVC, explica Brito. Outro ponto a ser considerado é que o inox tem maior durabilidade pois não oxida quando em contato com água. Com cuidados simples, o equipamento se manterá conservado e seu funcionamento perdurará por muitos anos.
A Projinox conta com atendimento nacional e é especializada na confecção de produtos em aço inox personalizados.