Search
Close this search box.

Corrimão inox: modelos e características

Um dos princípios essenciais da Lei de Acessibilidade é promover autonomia no cotidiano das pessoas com deficiências (PCDs) e mobilidade reduzida. E uma das ferramentas a garantir essa necessidade é o corrimão inox.

Utilizado em todo local com desníveis, é o equipamento que irá auxiliar crianças, mulheres grávidas, pessoas com criança de colo, idosos e portadores de necessidades especiais a se locomoverem por esses ambientes que podem oferecer riscos de quedas, gerando problemas graves ou até fatais.

O corrimão inox é considerado item de segurança. É também denominado mainel. Pode ser encontrado em paredes auxiliando nas passagens; em escadas servindo de apoio; e no auxílio de quem caminha por rampas.

Nesse artigo, a Projinox irá elencar uma série de motivos para se entender os benefícios sobre esse produto. Então, se você quer descobrir mais do corrimão inox: modelos e características, continue lendo.

Modelos de corrimão inox

Modelos de corrimão inox

Existem alguns modelos de corrimão inox que devem ser levados em conta na hora da escolha. Seguir o padrão necessário para determinada situação não só implica em estar de acordo com a Lei de Acessibilidade, como também em oferecer maior segurança e apoio aos usuários e/ou clientes.

Todos os equipamentos apresentados nesse texto estão de acordo com a Norma Brasileira (NBR) 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Abaixo segue a lista com os principais modelos de corrimão inox: preços e características:

Corrimão inox simples | Preço a consultar. Projeto sob medida

É o modelo de corrimão mais comum, visto com bastante frequência em paredes e escadarias de prédios e edifícios no geral. É composto de um único tubo que deve trazer todas as características do equipamento de acordo com a NBR 9050 de acessibilidade, como ter diâmetro entre 3 cm e 4,5 cm.

{gallery}produto/hospitalar/corrimao-inox/corrimao-inox-simples-parede{/gallery}

Corrimão inox duplo | Preço a consultar. Projeto sob medida

Visto em escadas e rampas de escolas, hospitais, cinemas e demais locais que terá o acesso contínuo de crianças. São dois tubos interligados com a altura de cada corrimão, respectivamente, 92 cm e 70 cm do chão.

{gallery}produto/hospitalar/corrimao-inox/corrimao-inox-duplo{/gallery}

Corrimão inox duplo central | Preço a consultar. Projeto sob medida

Importante observar que em espaços onde é necessário conter um corrimão, e a largura for maior do que 2,20 m ou 2,40 m a depender do local, é preciso instalar um corrimão duplo central, conforme determina a norma NBR 9050.

{gallery}produto/hospitalar/corrimao-inox/corrimao-inox-duplo-central{/gallery}

Corrimão inox para piscina | Preço a consultar. Projeto sob medida

Em piscinas que contenham escadas, o corrimão inox para piscina deve ser instalado.

{gallery}produto/hospitalar/corrimao-inox/corrimao-inox-piscina{/gallery}

Corrimão inox PNE | Preço a consultar. Projeto sob medida

Quando necessário a utilização de pés, em caso de não haver paredes, por exemplo, usa-se o corrimão inox PNE. Pode ser simples ou duplo.

{gallery}produto/hospitalar/corrimao-inox/corrimao-inox-duplo-rampa-pne{/gallery}

Modelos de corrimão e guarda-corpo inox

Em muitos casos o corrimão inox é instalado juntamente com o guarda-corpo inox quando não há a presença de parede.

Os modelos são:

Corrimão inox com travessa | Preço a consultar. Projeto sob medida

Opção de corrimão com guarda-corpo com travessa (vertical ou horizontal).

{gallery}produto/hospitalar/corrimao-inox/corrimao-inox-travessa{/gallery}

Corrimão inox com vidro | Preço a consultar. Projeto sob medida

Opção de corrimão com guarda-corpo e vidro. É utilizado torres, spider, bottons ou autoportante.

{gallery}produto/hospitalar/corrimao-inox/corrimao-inox-vidro{/gallery}

Se preferir, acompanhe nosso vídeo no Youtube:

Preço do corrimão inox

Vale ressaltar que quando o assunto é preço do corrimão inox a análise será feita a partir de uma série de fatores a serem levados em conta no momento da cotação. É importante, sobretudo, entender que a escolha deverá se basear dentro das aplicações que o corrimão será submetido, como região climática e espaços.

Fatores que influenciam o preço do corrimão inox:

  • Modelo do corrimão inox;
  • O corrimão inox terá ou não guarda-corpo;
  • Tipos de liga para o corrimão inox;
  • Tipo de tubo utilizado;
  • Espessura do material;
  • Acabamento (corrimão em aço inox escovado ou polido).

Características gerais do corrimão inox

O corrimão inox é um apoio para oferecer mais equilíbrio e segurança ao subir e descer os desníveis de rampas e escadas.

Algumas das determinações da norma:

  • Altura do corrimão: entre 80cm e 92cm (Em caso de duplo, 92 cm e 70 cm);
  • Distância da parede: espaço livre mínimo de 4cm entre o corrimão e a parede;
  • Comprimento: De acordo com a necessidade. É importante se ater que deverá ter prolongamento de30 cm antes e depois do final de escadas e rampas;
  • Ergonomia: Contínuo (sem arestas), resistente às cargas pesadas.

Descrição do aço inox – o porquê da escolha

O que é o aço inox?

O aço inox é uma liga-metálica composta principalmente por ferro e cromo (mínimo de 10,5%), que pode receber outras adições que mudaram as suas características. O principal expoente do inox é cromo. Sua presença cria no metal uma camada protetora e autorregenerativa que impede o contato com o ar atmosférico e água, evitando os efeitos naturais da oxidação.

Trata-se de uma das matérias-primas mais utilizadas no mundo. É 100% reciclável.

Benefícios do aço inox

  • Alta resistência à corrosão;
  • Baixa rugosidade superficial;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Facilidade de conformação;
  • Facilidade de limpeza;
  • Forte apelo visual (modernidade, e sofisticação);
  • Material higiênico;
  • Material inerte;
  • Relação custo/benefício favorável;
  • Resistência a altas temperaturas;
  • Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °C);
  • Resistência às variações bruscas de temperatura;
  • Resistência mecânica adequada.

O corrimão inox enferruja?

Essa é uma dúvida muito comum quando o assunto é aço inoxidável. A resposta mais lógica é depende, pois, uma série de cuidados precisam ser tomados para evitar esse problema, afinal, a oxidação é uma inimiga natural dos metais.

Evitar o uso de alvejantes, abrasivos e esponja de aço contribui para aumentar a vida útil do corrimão inox, bem como manter uma limpeza constante com sabão ou detergente neutro e água podem contribuir para evitar a oxidação.

Como limpar o corrimão inox?

Para conservar o aço inox por um tempo longevo uma atitude simples pode ser tomada: a limpeza. Sabão ou detergente neutro e as soluções de amônia (removedores caseiros) em água morna com um pano macio para realizar a limpeza são o suficiente para deixar o corrimão inox sempre como novo e limpo.

Os tipos de aço inox

Existem vários tipos de aço inox que as diferentes misturas originam. No caso do corrimão, os mais utilizados são AISI 430 e AISI 304. Em casos muito específicos a linha 316 é uma opção menos suscetível à corrosão, mas de maneira geral o AISI 304 atende em quase todas as necessidades.

Conheça os tipos de aço inox clicando aqui.

Normas do corrimão inox

É de suma importância que ao procurar por guarda-corpo a empresa que fará a fabricação e instalação esteja atenta às normas definidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Confira abaixo:

A Lei de Acessibilidade

Você já ouviu falar da Lei de Acessibilidade? É um conjunto de normativas que estabelece os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, eliminando as barreiras que possam existir no cotidiano desses usuários, bem como na criação de soluções e auxílios que possam trazer autonomia, conforto e bem-estar a todos. A Lei de Acessibilidade entrou em vigor em 2000 (Lei nº 10.098).

Escadas sem rampas (ou espaços de acesso destinados) são considerados obstáculos. E o uso de corrimão inox nesses locais são para o auxiliar essas pessoas durante a passagem.

Leia na íntegra a Lei de Acessibilidade clicando aqui.

NBR 9050

A NBR 9050 aponta as normas necessárias que precisam ser seguidas para garantir que obras de construção civil sejam acessíveis, proporcionando inclusão, conforto e segurança. Foi criada em 1985, antecedendo ainda a própria Lei de Acessibilidade.

NBR 9077

Trata das normas para saídas de emergência e rota de fuga. Deve também ser observada no caso da presença de corrimãos, que não só servirão como apoio, mas também como guias no caso de emergências. A altura especificada para este tipo de corrimão normalmente é entre 80 e 92 cm do piso. Deve ter um acabamento sem arestas para não prejudicar uma possível saída de emergência.

Instruções sobre o Corpo de Bombeiros

Em uma obra da construção civil é normal a preocupação com a vistoria do Corpo de Bombeiros, responsável por liberar o alvará para funcionamento do local.

A Projinox oferece ART por contar com engenheiros em seu time de profissionais. Além disso, a Projinox conta com toda a infraestrutura necessária para uma fabricação de corrimão inox com responsabilidade, atendendo as normas e confeccionando produtos de alta qualidade, sendo referência no segmento em todo o Brasil.

Conclusão: corrimão inox

O corrimão inox não é só sinônimo de sofisticação e modernidade, mas também de segurança e durabilidade. É saber que estará se adquirindo um produto com qualidade que o próprio material assegura.

O preço do corrimão inox pode variar, uma vez que se trata de um produto sob medida, feito de acordo com o espaço e a composição escolhida para formar o equipamento. Porém, o custo-benefício do corrimão de inox é sempre vantajoso uma vez que todas as características apresentas estão presentes independente da escolha. É, no entanto, importante se atentar com a aplicação para escolha devida do tipo do inox.

A Projinox atua no mercado há mais de 20 anos sendo referência no Brasil. Sua operação está localizada em Guarulhos, e sua estrutura é composta por equipamentos modernos e profissionais qualificados e com experiência no mercado.

Compartilhe: