Search
Close this search box.

Corrimão inox: como escolher o modelo correto

O corrimão inox é também conhecido como mainel. Trata-se, a princípio, de uma barra de superfície lisa e ergonômica que auxilia quem transita por rampas e escadas, servindo de apoio. Seu uso é obrigatório a atende a normas de segurança como NBR 9077 (saídas de emergência em edifícios) e NBR 9050, que traz os critérios para acessibilidade. Em ambos os casos, a sua aplicação traz conformidade com o Auto de Vistoria dos Bombeiros (AVCB) e com a Lei de Acessibilidade, ambas obrigatórios para o funcionamento de um estabelecimento.

O corrimão inox traz segurança, mobilidade e bem-estar sobretudo a usuários com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes, e também Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). Para que o corrimão inox tenha efetividade no dia a dia, é necessária a instalação do modelo correto de corrimão inox, bem como a observância às normas supracitadas. Para isso, é necessário a orientação profissional, tanto na hora da escolha do tipo de corrimão inox, bem como de sua instalação.

Em resumo, todo corrimão inox precisa ser ergonômico, sem arestas, oferecendo assim boa pegada; além de contínuo, com prolongamento antes e depois de escadas e rampas para favorecimento da acessibilidade.

Abaixo, listamos os principais tipos e como escolher o modelo correto de corrimão inox, segundo cada necessidade.

Os modelos de corrimão inox

Corrimão inox simples:

desenvolvido para atender a locais com passagem de pessoas com risco de quedas, como escapadas e rampas. É o modelo mais comum de se encontrar, e seu uso atende perfeitamente a normas de segurança.

Corrimão duplo inox para escada acessível:

de acordo com a NBR 9050:2020 todos os locais de acesso livre ao público devem atender a norma de corrimão duplo inox para escadas, tendo as alturas de 92 cm e 70 cm.

Corrimão inox PNE:

como já citado, esse tipo de corrimão é voltado para pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes. É elaborado para atender à normas específicas da Lei de Acessibilidade, com empunhadura, altura e fixação necessária.

Corrimão inox para rampa PNE:

segue as mesmas normas e critérios para escada. Em caso de rampa larga, deve-se utilizar um corrimão intermediário (corrimão central duplo inox).

Corrimão inox duplo com guarda-corpo:

para escadas sem a proteção de parede que necessitem de guarda-corpo inox, item também obrigatório para adequação às leis vigentes. Existem diversos modelos, como guarda-corpo com cabo de aço ou com travessa. Além das normas já citadas, segue-se também as observações da NBR 14718 (guarda-corpo para edifícios).

Corrimão inox fixado em vidro:

para quem deseja um visual com mais elegância e suntuosidade, o vidro pode ser a escolha ideal. Opções em parede de vidro ou ainda em guarda-corpo com vidros, podendo ser os modelos fixados em torres, spider ou autoportante. Segue-se também a norma 14718 e 7199 (vidros na construção civil).

Corrimão inox para piscinas:

para piscinas cuja instalação de escadas é obrigatória. Serve para auxiliar a entrada e saída dos banhistas. Isso garante a segurança necessária para evitar escorregões com riscos de afogamentos ou contusões.

Diferença entre corrimão de ferro e corrimão inox

Existem diversos tipos de materiais que podem ser fabricados os corrimãos. No entanto, há diferenças consideráveis quando comparados, sobretudo os de ferro e inox, os mais utilizados no mercado.

O corrimão de ferro (carbono), apesar de muito usado pelo mercado, segue os mesmos padrões de segurança do corrimão inox. No entanto, não conta com as resistências que o inox possui, como à oxidação, sendo um problema para áreas externas e regiões litorâneas – onde a forte maresia danifica diversos equipamentos sem a proteção adequada.

A limpeza do corrimão inox é prática: sabão neutro e água deixam a peça higienizada e com aparência de nova. Vale ressaltar que se deve evitar o uso de esponjas de aço para que o material não sofra deformações.

Além disso, a manutenção do corrimão de ferro é muito maior, necessitando periodicamente de tratamento superficial para evitar a corrosão, como a pintura. A elegância do corrimão inox também é chamativa, sendo considerado um equipamento moderno que pode ser agregada à decoração de um ambiente.

Corrimão inox: polido ou escovado?

A escolha de corrimão inox polido ou escovado é uma questão de gosto. Ambos contam com as mesmas resistências, sendo, nesse caso, diferenças de acabamento. Enquanto o corrimão inox polido tem um brilho notável, o corrimão inox escovado é fosco.

Os benefícios do corrimão inox

  • Corrimão inox é menos suscetível à oxidação;
  • Corrimão inox é considerado item com visual atrativo e sofisticado;
  • Corrimão inox é polido e conta com superfície lisa;
  • Corrimão inox é inerte;
  • Corrimão inox é resistente às intempéries do tempo;
  • Corrimão inox é prático para limpeza.

Como instalar corrimão inox?

A instalação do corrimão inox deve ser feita por um profissional qualificado, seguindo as orientações das normas de segurança. Somente assim o corrimão inox conterá com todas as suas funções com eficácia. A altura do corrimão simples deve ser entre 80cm e 92cm. Já o diâmetro pode variar, sendo 3cm e 4,5cm (NBR9050) ou de 3,8cm a 6,5cm (NBR9077).

Essas e outras normas precisam ser levadas em consideração no momento da instalação do corrimão inox. Por isso da importância de ter o cuidado profissional para a execução desse serviço. A Projinox faz a instalação de corrimão inox há mais de 20 anos, tendo em seu currículo obras de importância nacional, como o Centro Paraolímpico de São Paulo e o prédio comercial da própria ABNT.

Onde devo instalar o corrimão inox?

Todos locais de acesso ao público com grande circulação, tais como:

  • Aeroportos;
  • Cinemas;
  • Estações de metrô;
  • Hospitais;
  • Hotéis;
  • Prédios comerciais;
  • Restaurantes;
  • Shoppings.

{gallery}produtos/guarda-corpo-torre{/gallery}

Fabricante de corrimão inox

A Projinox, fabricante de corrimão inox, tornou-se referência nesse produto ao longo de sua história, tendo todo o maquinário completo e moderno para a produção desse equipamento de extrema importância para o dia a dia das pessoas. Contamos com corte a laser de tubo, máquinas de corte e dobradeiras de tubo, bem como equipamentos de montagem e acabamento próprios para esse material.

Disponibilizamos ainda com departamento de engenharia, com fornecimento de ART, a exemplo de grandes construções atendidas, como o Aeroporto de Florianópolis, onde todo o projeto de equipamentos inox foi elaborado pela Projinox.

A Projinox fornece e instala corrimão inox para todas as regiões do Brasil, contando com equipes especializadas para o serviço de montagem.

Compartilhe: