Search
Close this search box.

Conheça exemplos de como adaptar o seu banheiro

O banheiro acessível para pessoas com mobilidade reduzida é uma necessidade para que o usuário possa utilizar o espaço com conforto e autonomia. Seguir as normas ABNT é obrigatório para garantir a segurança no momento do uso.

Nesse ambiente, as barras de apoio tornam-se imprescindíveis para dar o suporte necessário. Existem diversos modelos e tamanhos que são escolhidos conforme a necessidade do espaço.

Como muitos banheiros de prédios comerciais e públicos já foram construídos sem um projeto específico para essa situação, a adaptação deve ser criteriosa para que haja funcionalidade sem abrir mão da otimização. Para isso é importante conhecer os modelos padrões de mercado existentes

Nesse post, a Projinox apresenta algumas formatações de layout que podem ser necessárias a depender da situação.

Os modelos de barra de apoio inox

Antes de seguir com os layouts, é preciso entender os equipamentos utilizados, afinal, somente uma correta compreensão permitirá uma escolha assertiva, sem comprometer a mobilidade dos usuários.

  • Barra de apoio reta: equipamento padrão utilizado em banheiro. Pode ser considerado o modelo principal, pois permite ser utilizada em diversos pontos do banheiro, como para utilização do vaso sanitário, no momento do banho ou ainda da pia.
  • Barra de apoio em L: também conhecida como barra para chuveiro. O formato em L substitui o uso de suas barras de apoio, tornando a estética mais agradável;
  • Barra de apoio para lavatório: pode ser encontrada no antigo formato, que cobre toda a área da louça, ou ainda no formato em U, onde são instaladas uma de cada lado. Em caso de lavatórios de canto, modelos especiais podem ser utilizados;
  • Barra de apoio lateral: na ausência de paredes laterais, utiliza-se os suportes fixos ou articulados.

Outros equipamentos:

  • Banco para banho;
  • Protetor de porta;
  • Protetor de sifão.

Aprenda como tornar um banheiro acessível

Entendendo os modelos principais de barra de apoio, agora fica mais clara a compreensão dos formatos que podem ser adotados nos banheiros.

Nas imagens apresentadas, todas seguem o padrão sem parede na área de banho, para facilitar a demonstração do uso da barra lateral, bem como por ser uma opção frequentemente utilizada, afinal, o espaço facilita o movimento da cadeira de rodas. Portanto, a escolha será a partir dessa situação, utilizando cortineiro inox para essas áreas.

Por padrão, todos os formatos contam com protetor de sifão, protetor de porta, barra de apoio reta instalada na porta e acima do vaso sanitário, bem como barra de apoio L na área do chuveiro.

Layout 1

Esse modelo é recomendado para quem deseja proteção total da pia, podendo utilizar a barra de apoio para lavatório conforme norma antiga. Nessa imagem é possível perceber também o uso da suporte de apoio com pés instalado ao lado do vaso sanitário.

Na área do banho, o banco articulado conta com pés, nesse caso, o equipamento é fixo, sem sistema de articulação.