O banheiro acessível para pessoas com mobilidade reduzida é uma necessidade para que o usuário possa utilizar o espaço com conforto e autonomia. Seguir as normas ABNT é obrigatório para garantir a segurança no momento do uso.
Nesse ambiente, as barras de apoio tornam-se imprescindíveis para dar o suporte necessário. Existem diversos modelos e tamanhos que são escolhidos conforme a necessidade do espaço.
Como muitos banheiros de prédios comerciais e públicos já foram construídos sem um projeto específico para essa situação, a adaptação deve ser criteriosa para que haja funcionalidade sem abrir mão da otimização. Para isso é importante conhecer os modelos padrões de mercado existentes
Nesse post, a Projinox apresenta algumas formatações de layout que podem ser necessárias a depender da situação.
Antes de seguir com os layouts, é preciso entender os equipamentos utilizados, afinal, somente uma correta compreensão permitirá uma escolha assertiva, sem comprometer a mobilidade dos usuários.
Entendendo os modelos principais de barra de apoio, agora fica mais clara a compreensão dos formatos que podem ser adotados nos banheiros.
Nas imagens apresentadas, todas seguem o padrão sem parede na área de banho, para facilitar a demonstração do uso da barra lateral, bem como por ser uma opção frequentemente utilizada, afinal, o espaço facilita o movimento da cadeira de rodas. Portanto, a escolha será a partir dessa situação, utilizando cortineiro inox para essas áreas.
Por padrão, todos os formatos contam com protetor de sifão, protetor de porta, barra de apoio reta instalada na porta e acima do vaso sanitário, bem como barra de apoio L na área do chuveiro.
Layout 1
Esse modelo é recomendado para quem deseja proteção total da pia, podendo utilizar a barra de apoio para lavatório conforme norma antiga. Nessa imagem é possível perceber também o uso da suporte de apoio com pés instalado ao lado do vaso sanitário.
Na área do banho, o banco articulado conta com pés, nesse caso, o equipamento é fixo, sem sistema de articulação.
Layout 2
Nesse modelo, as barras escolhidas são a de formato em “U”, conforme os critérios atualizados da NBR 9050. Nesse caso, instala-se uma barra em cada lateral.
Já na ausência da parede, é possível a utilização de barra de apoio articulada ao invés da fixa, permitindo que o equipamento seja recolhido após o uso para melhor otimização do espaço após o uso. Caso haja preferência, o item pode vir equipado também com suporte para papel higiênico.
Layout 3
Nesse modelo, é apresentado um lavatório que foi instalado próximo à parede. Desta forma, é necessário fazer uma adaptação da barra de apoio, também previsto em norma. Também é possível ver uma barra de apoio fixa lateral ao lado do vaso sanitário.
Na área do banho foi utilizado uma barra de apoio angular, que dá maior liberdade durante a utilização.
Layout 4
Nesse modelo a pia escolhida é de canto, impossibilitando o uso das barras comuns. Portanto, é necessário fazer um modelo especial, previsto em norma, adaptado para essas situações.
Ao lado do vaso sanitário, foi optado uma barra de apoio lateral articulada com pedestal. Já na área do banho, a opção de banco foi o modelo articulado. Em ambos os casos, a possibilidade de recolher os equipamentos após o uso permite maior otimização do espaço.