Search
Close this search box.

Como tornar o seu banheiro acessível

São muitos os critérios que devem ser seguidos quando se deseja um banheiro acessível. Por exemplo, as portas precisam ter no mínimo 80 cm de largura para garantir a passagem de uma cadeirante. É necessário ter um amplo espaço, para que os usuários possam se locomover sem dificuldades. Além do mais, o piso deve ser nivelado, sem degraus, e sua entrada independente, para que, se necessários, uma pessoa de outro sexo possa auxiliar.

Essas e outras ações devem ser tomadas como precaução para que se evite acidentes domésticos e o banheiro é um dos locais da casa onde mais se tem essa probabilidade. As empresas principalmente devem saber que a NBR 9050 determina que os banheiros sejam adaptados para cadeirantes, usuários de aparelhos ortopédicos, próteses e aqueles que precisam de apoio, como idosos e crianças. Prédios públicos, seja próprio ou contratado, edificações privadas de uso comum (como salões de festa) e em coletivas (hotéis, templos religiosos, etc).

Algumas características de um banheiro acessível:

  • As maçanetas precisam ser instaladas com alavanca ao alcance do braço do usuário;
  • Bacias devem ter altura mais elevada do que as convencionais;
  • Os registros devem ter em média 80cme 1,20m do piso;
  • A instalação de armários precisa ser feita no mínimo 50cm do piso, com altura máxima de 1.20m a partir do piso;
  • Puxadores e fechaduras: 80 a 100cm.

Barras de apoio

As barras de apoio são um dos principais itens da norma NBR 9050, pois garante apoio na hora da locomoção. Com inúmeros modelos e tamanhos, devem ser instaladas próximas a bacia sanitária, lavatório, mictório, box de chuveiros e porta; suportando 150kg e com ergonomia perfeita.

É extremamente importante que as barras de apoio sejam resistentes à corrosão, dada ao local em que serão instalados. Por ser úmidos e ter variações bruscas de temperaturas, banheiros tendem a oxidar materiais que não tenham resistências. Para isso, é amplamente recomendado o uso do aço inoxidável.

A Projinox, empresa que há 20 anos atua no mercado de aço inoxidável, é especializada em barras de apoio. Fabricante, desenvolveu uma linha completa de artefatos que dos mais diversos modelos e tamanhos. Dentre a sua variedade, estão as barras de apoio inox de 40, 70, 80 cm reta e articulada.

Confira aqui produtos para banheiro acessível

Algumas determinações da barra de apoio segundo a NBR 9050:

  • Barras horizontais para a área do vaso sanitário: mínimo 80cm;
  • Barras verticais para a área do vaso sanitário e do chuveiro (assim como barras em L): mínimo 70cm;
  • Barras verticais para a área do lavatório: mínimo 40cm;
  • Barras horizontais para a área do lavatório: devem terminar a no máximo 20cm do fim do lavatório (ou seja, sua medida dependerá do modelo da pia escolhida).

Confira a linha de barras da Projinox: www.lojaprojinox.com.br

Compartilhe: