A hora de escolher os produtos metálicos não é fácil, afinal, são muitas as opções presentes no mercado. Mas nesse artigo vamos falar sobre dois dos mais buscados e, algumas vezes, até comparado devido a sua similaridade. Aço Inox vs Alumínio: entenda essa diferença de uma vez por todas.
5 diferenças do Aço inox vs alumínio
- Origem e preço do alumínio e do inox
- Resistência: inox ou alumínio?
- A briga do inox vs alumínio na manutenção
- Relação dos materiais com a saúde
- Reciclagem
O visual de ambos os materiais é parecido, até confundidos se a pessoa estiver um pouco mais desatenta. É muito comum isso ocorrer, por exemplo, com a barra de apoio. Basta alguns cliques na internet para ver que aparência por aparência, são quase a mesma coisa. O preço, no entanto, é bem diferente e vamos falar o porquê mais abaixo.
Vamos lá!
1- Origem e preço do alumínio e do inox
Para entender sobre uma matéria-prima é muito importante saber da sua origem, de onde se extrai e o que é necessário até chegar ao aspecto final que dará forma a diversos equipamentos.
O alumínio é extraído da bauxita, um minério muito abundante, sobretudo no Brasil, a segunda maior reserva no mundo. Ele não possui liga metálica, ou seja, sem nenhuma mistura para se formar a composição necessária para obtê-lo. Tudo isso torna o custo para produção da matéria-prima muito mais barato.
Já o aço inox é uma composição formada por ferro, cromo e outros elementos que ditam a resistência dessa peça. É justamente o cromo que forma a película protetora que impede o metal do contato com o oxigênio, sendo o grande sucesso do material. Junto com níquel, molibdênio e outros elementos, suas resistências aumentam ainda mais. Esse processo de produção e refino até chegar à liga necessária, tornam o inox um custo superior se comparado com o alumínio.
Leia também em nosso blog: Sabia que existem diversos tipos de inox?
2- Resistência: inox ou alumínio?
O mesmo volume dos dois materiais por si só já tem pesos diferentes, pois a densidade do alumínio é muito menor que o aço inox, geralmente em três vezes mais de um para o outro. Logo, para serviços que exigem resultados leves, o alumínio pode ser indicado.
Já nos quesitos resistência e durabilidade, o aço inox é superior, além de ter melhor absorção a impactos. O inox contribui até mesmo na redução – não impede – da quebra de louça.
O alumínio tem certa resistência à oxidação. No entanto, se ficar exposto à umidade e produtos químicos por longos períodos pode enferrujar. Já o aço inox é vantajoso nesse sentido por justamente não ter reação quando exposto a essas mesmas situações citadas.
Com relação à resistência mecânica, o aço inox também é melhor, sendo mais indicado para projetos que necessitem ter mais performance quando posto sobre alguma força.
3- A briga do inox vs alumínio na manutenção
No que diz respeito a inox vs alumínio na hora de se preocupar com manutenção, o inox sai em vantagem. Com o passar do tempo, o alumínio escurece e começa a descascar, exigindo alguma manutenção preventiva para que isso não ocorra.
Já no aço inox, a preocupação maior é a limpeza. Manter o seu produto nesse material sempre higienizado é mantê-lo conservado durante todo o seu tempo de vida útil. E para isso, na maior parte dos casos, sabão neutro, pano macio e água em abundância são o suficiente.
4- Relação dos materiais com a saúde
A grande vantagem do inox com relação ao alumínio está na segurança que ele proporciona em materiais hospitalares e laboratoriais. Não à toa órgãos de segurança internacionais indicam o uso do aço inoxidável para esses ambientes.
O inox é inerte, ou seja, quando em contato com outras substâncias, não altera a composição ou qualquer outra característica, como cor ou odor.
No caso do alumínio, pode ocorrer que solte partículas do metal, comprometendo os serviços ou até mesmo a saúde de pacientes, uma vez que o acúmulo desse – e outros – metais no organismo pode contribuir para o desenvolvimento de sérias doenças.
Leia também nosso artigo sobre o aço inox na indústria hospitalar.
5- Reciclagem
Nesse quesito, ambos são 100% recicláveis, ou seja, podem ser totalmente reaproveitados para novos materiais sem comprometer a sua qualidade. A caráter de curiosidade, o Brasil é um dos maiores recicladores de alumínio desde 2001 – à frente de países como Japão e Estados Unidos.
O valor de retorno da reciclagem do inox, em caso de venda, é maior por ser um material mais denso e também considerado nobre.
Preço ou valor?
Cada material tem os seus propósitos, mas, se comparados, o inox leva grande vantagem com relação a durabilidade, higiene e manutenção. Por isso, na briga inox ou alumínio, o primeiro acaba tendo uma relação custo-benefício melhor por sua vida útil maior e melhores resistências quando expostos a intempéries do tempo e outras situações.
Portanto, o preço do inox, obviamente, acaba sendo maior, mas o valor transmitido nos equipamentos produzidos com esses materiais compensa.
Quer conhecer mais sobre o aço inox? Acesse o nosso canal no Youtube e conheça dicas e curiosidades sobre essa importante matéria-prima para o mundo.