Search
Close this search box.

ABNT atualiza NBR 9050 de acessibilidade para versão 2020

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou em agosto deste ano a Norma Brasileira 9050, que estabelece as diretrizes para acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

A NBR 9050 trata-se de um importante conjunto de normas que define critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Seu objetivo é assegurar a autonomia, independente e segura, dos ambientes que compõe locais públicos e de grande circulação, garantido a mobilidade a todos, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

O que mudou com a NBR 9050 2020?

A publicação da ementa ABNT NBR 9050:2015 Emenda 1:2020 trouxe mudanças a norma, essencial para garantia garantir a acessibilidade a todos. São algumas delas:

  • nova padronização das figuras do Símbolo Internacional de Acesso (SIA). Antes, existiam duas opções, já nesta nova versão, apenas uma é apresentada, pois se alinha com documentos internacionais;
  • atualização de figuras para atender às necessidades dos órgãos competentes de aplicação da norma;
  • melhor especificação com exemplificação da subseção rota de fuga e área de resgate;
  • melhor definição e exemplificação da subseção de Corrimãos e guarda-corpos;
  • melhoria nas definições de sinalizações necessárias para melhor atendimento à norma.

Mudanças na instalação de corrimãos com a nova NBR 9050

Agora, na hora de se instalar o corrimão deve ser observado que a altura deve ser medida da face superior até o bocel ou quina do degrau (no caso de escadas), e não mais do ponto central do piso do degrau, e no caso de rampas, é medido do patamar devendo acompanhar a inclinação da rampa, conforme explica a norma.

Não há mais necessidade de o prolongamento nas extremidades ser paralelo ao patamar, e em escadas com largura superior a 2,40m não é mais preciso ter um corrimão intermediário. Com essa atualização, podem ser instalados corrimãos laterais ou corrimão intermediário duplo.

Em caso de degraus isolados, sequência de até dois degraus, poderá ser usada uma barra de apoio vertical, horizontal ou inclinada.

Já quando se tratar de piscinas cuja escada está submersa, deverá ter instalação de corrimãos nos dois lados e em três alturas.

Demais mudanças na NBR 9050:2020 podem ser consultadas clicando aqui.

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS PRODUZIDOS PELA PROJINOX. CLIQUE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS EM AÇO INOX

Ligue para (11) 2480-3461 / (11) 2489-4430

Compartilhe: