Search
Close this search box.

A importância do aço inox na construção civil

A importância do uso do aço na construção civil não é segredo para ninguém. No entanto, mais do que usar essa material tão crucial para o desenvolvimento do País, arquitetos e engenheiros tem tirado bom proveito da composição química que torna o aço inoxidável. Conhecido por sua gama de benefícios, a aplicação torna-se útil para acabamentos, como revestimentos, janelas, portas e corrimão. Sem contar soluções voltadas para o mobiliário, como bancada, gabinete e expurgos.

Nesta terça-feira, 9 de abril, foi comemorado o Dia Nacional do Aço. Celebração mais do que merecida desse artefato extremamente necessário para desenvolvimento do País. Afinal, a presença do aço inox proporciona vantagens mecânicas e estéticas. O inox tem resistências superiores, se comparado com outros tipos de aços. Por exemplo, a resistência à corrosão – sua principal característica – ao fogo e a grandes impactos. No mercado, acha-se desde parafusos à grandes peças de linha de montagem fabricados neste aço nobre.

A conservação dos artefatos também é uma particularidade que o faz disparar na frente na hora da largada. Com tanta resistência, a manutenção do inox é baixa e sua durabilidade é alta.

O inox é versátil, podendo ser aplicado em diferentes projetos, atendendo desde exigências mínimas, quanto às mais rigorosas. Órgãos de vigilância sanitária do mundo inteiro, por exemplo, recomendam o uso da mobília em inox, devido, sobretudo, à baixa porosidade do material, característica essa que contribuí para a não proliferação de bactérias. Esse detalhe influencia diretamente na limpeza, necessitando de pouco esforço para mantê-lo sempre como novo.

O inox tem diversos acabamentos, como fosco, polido ou até mesmo espelhado, além de opções em cor. Dentre as resistências, existem vários tipos de inox encontrados no mercado, como, como o 304, o 304L, o 316, o 316L, o 410 e o 420; cada qual com sua característica singular.

Sobre a relação custo-benefício, o inox também tem vantagem. Apesar de seu custo ser um pouco mais elevado se comparado com outros materiais, seu valor o faz ser a melhor opção. Belo, durável e moderno, somente o inox consegue reunir tantas características em seus produtos. Empresas como a Projinox, uma das maiores no setor de artefatos especiais, tem crescido ano a ano devido a alta procura e o forte apelo comercial que o inox tem ganhado na última década.

Compartilhe: