O aço inox é um material amplamente utilizado em cozinhas, hospitais e diversos outros ambientes. Além de sua resistência à corrosão e durabilidade, ele possui uma característica fascinante, porém, pouco comentada: a capacidade de eliminar odores. Por isso, hoje em dia tem se popularizado o sabonete inox. Mas você já parou para se perguntar como isso funciona? A resposta está na ciência por trás da superfície do inox.
Está curioso? Então, leia até o fim.
O segredo do aço inoxidável está em sua composição química. Esse material contém cromo, que reage com o oxigênio presente no ar e forma uma fina película de óxido de cromo sobre sua superfície. Esse é o primeiro ponto.
Essa película é invisível e atua como uma barreira protetora, impedindo a corrosão e conferindo ao inox suas propriedades únicas.
Mais do que proteger o material, essa camada também interage quimicamente com certas substâncias. Um exemplo são os compostos que contêm enxofre, como os responsáveis pelo odor característico de cebola, alho e frutos do mar.
Quando você manipula alimentos com cheiros fortes, como alho ou peixes, as mãos acabam absorvendo compostos sulfurados. Esses compostos têm uma alta afinidade pela superfície do inox e se adsorvem à película de óxido de cromo.
Além disso, a superfície do inox funciona como um catalisador, promovendo a transformação dos compostos sulfurados em compostos mais voláteis e com odores mais suaves. Essa reação química torna o cheiro menos perceptível, contribuindo ainda mais para a eliminação do odor.
Uma vez adsorvidas, essas substâncias podem ser mais facilmente oxidadas. Essa oxidação quebra as moléculas sulfuradas, reduzindo significativamente o cheiro característico. Por isso, ao esfregar as mãos em uma superfície de inox sob água corrente, é possível eliminar os odores persistentes.
O processo de remoção de odores com inox é simples e eficaz. Veja como:
Atenção: ao manipular um sabonete inox, certifique-se de que seja um produto próprio para tal, a fim de evitar peças com arestas vivas ou outras situações que possam causar desconforto ou acidentes.
Quer conhecer mais sobre o inox? Acesse ao nosso blog e confira mais conteúdos.